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A importância do treinamento de força para mulheres com mais de 50 anos

No treinamento de força é onde a verdadeira magia anti-envelhecimento acontece.

25/04/2019 15h20
Por: Jean Hipólito

Enquanto o envelhecimento é inevitável, envelhecer bem não é. Há muitos fatores envolvidos na manutenção da boa saúde física e mental à medida que você envelhece. Por exemplo, comer alimentos limpos e saudáveis ​​mantém a mente e o corpo fortes. Em segundo lugar, foi demonstrado que manter-se ativo e engajado em sua vida diária - seja trabalho, voluntariado ou participar de algum tipo de atividade em grupo - ajuda a encontrar um propósito para cada dia e energia para continuar forte. Mas uma das coisas mais importantes a considerar ao envelhecer é o exercício. Exercício não só mantém você sentindo e parecendo mais jovem, mas realmente retarda fisicamente o processo de envelhecimento. E enquanto o exercício vem em muitas formas, o treinamento de força é onde a verdadeira magia anti-envelhecimento acontece. 

Se você tem mais de 50 anos e não tem treinado com força, não é tarde demais para começar. Segundo o MLTJ (Jornal dos Músculos, Ligamentos e Tendões), o processo de envelhecimento é definido como “mudanças na massa e força muscular com declínio da força muscular após o 30º ano de vida”. Essa é a definição do processo de envelhecimento? Uau! Em outras palavras, uma diminuição no músculo é uma grande parte do que faz você envelhecer. Você ficou surpreso ao saber que começamos a perder massa muscular tão jovem quanto 30 anos? A boa notícia é que você pode vencer as probabilidades! Treinamento de força para construir e manter o músculo vai retardar o processo de envelhecimento e fazer você parecer e sentir-se mais jovem. Vamos explorar alguns benefícios do treinamento de força e, em seguida, os movimentos específicos de treinamento de força que as mulheres com mais de 50 anos devem fazer.

Benefícios do Treinamento de Força Após 50 

Além de retardar o processo geral de envelhecimento, o treinamento de força depois dos 50 oferece vários benefícios surpreendentes que você não vai querer perder. O treinamento de força reduzirá os riscos e sintomas de vários problemas de saúde. 

Incrível, certo? E isso é simplesmente uma lista de coisas que o treinamento de força pode ajudar a evitar. Além disso, há muito treinamento de força para manter nosso corpo saudável à medida que envelhecemos. Vamos explorar o que são esses! 

Constrói a massa muscular 

Construir massa parece que você está se tornando maior ou aumentando como um construtor de corpo. Isso é exatamente o oposto do que o treinamento de força faz. Coloque desta forma: um quilo de gordura e um quilo de músculo pesam o mesmo, mas um quilo de músculo ocupa muito menos espaço do que um quilo de gordura! Aqueles que levantam pesos e força treinam com corpos mais compactos e compactos e usam roupas menores. É claro que a aparência é provavelmente a parte menos importante desse benefício. Ser mais forte significa que você é capaz de se manter independente e forte para as atividades diárias da vida, como transportar mantimentos, levantar netos, empurrar um cortador de grama ou fazer coisas divertidas, como golfe ou outros esportes. 

Constrói Densidade Óssea 

Quedas inesperadas colocam inúmeras pessoas idosas no hospital todos os anos. De fato, de acordo com o CDC, as quedas são a principal causa de lesão e morte em americanos mais velhos. Se você quebrar o braço jogando futebol no ensino médio, é provável que você retorne ao campo em cerca de oito semanas. Se você quebrar uma perna enquanto faz esqui nos seus 20 anos, você ficará de fora por um tempo, mas provavelmente voltará às pistas mais cedo do que pensa. Não funciona assim para uma pessoa mais velha. 

As ramificações de ossos quebrados podem ser devastadoras. O treinamento de força ajuda. Em primeiro lugar, muitos estudos mostraram que o treinamento de força aumenta a própria densidade mineral óssea. Mas, além disso, ao fortalecer o músculo e o tecido conectivo que envolve seus ossos, você está se fortalecendo de maneira geral e ajudando a impedir que a queda aconteça em primeiro lugar. Além disso, se você cair por outras razões, seus músculos fortes e o tecido conjuntivo protegerão seus ossos e farão uma pausa menos provável de acontecer. 

Diminui a gordura corporal 

Demasiada gordura corporal não é boa para você em qualquer idade. Não só é mais difícil de se mover quando você carrega esse peso extra ao redor, mas a manutenção de um peso saudável é importante quando se trata de prevenir muitas das doenças listadas acima que vêm com o envelhecimento. Além disso, a gordura corporal é externa e interna. O externo é o material que vemos. O interno é a gordura perigosa. Ele envolve seus órgãos, bombeia hormônios indesejados e aumenta a inflamação em seu corpo. Nada disso significa que você deve procurar por “magro”. Uma quantidade saudável de gordura corporal é boa e necessária. Muito, no entanto, não é. Saudável é o objetivo. 

Ajudar a Evitar Lesões 

As lesões parecem vir com mais frequência à medida que envelhecemos. O treinamento com pesos fortalece os músculos e os tecidos conjuntivos, como tendões e ligamentos, para menos lesões e mais vida! 

Acelera o seu metabolismo 

A maioria das pessoas vai testemunhar que seu metabolismo diminuiu com a idade. Você não pode comer as mesmas coisas no mesmo volume que comeu durante os 20 ou 30 anos. Isso volta à ideia de que você é menos ativo e também perdeu um pouco de seu músculo. O músculo que você coloca em seu corpo é um tecido ativo, queimando calorias durante todo o dia enquanto a gordura é apenas um peso morto. Então a matemática é fácil: mais músculo = maior metabolismo. Além disso, levantar pesos é um trabalho árduo. O exercício Cardio não possui a indústria de queima de calorias! O treinamento de força é uma ótima maneira de queimar calorias e acionar sua taxa metabólica durante o dia. 

Melhora a Saúde Mental 

À medida que envelhece, você pode passar por muitas mudanças - morte de entes queridos, aposentadoria, afastamento de crianças, eventos estressantes da vida ou problemas médicos. É normal sentir-se desconfortável, estressado ou triste com essas mudanças. A falta de autoconfiança tende a acompanhar quando você se ajusta ao “novo normal” em sua vida. O treinamento de força foi mostrado para melhorar sua confiança e melhorar seu humor. Além disso, a depressão clínica não é apenas para pessoas mais jovens. Depressão em adultos mais velhos está em ascensão. 

Dicas de treinamento de força antes de começar 

Por apenas 20-30 minutos por dia, apenas alguns dias por semana, você pode mudar a maneira como seu corpo envelhece e a maneira como você se sente nesse corpo. Então você está pronto para tentar? Antes de começar, você deve saber que o treinamento com pesos é perfeitamente seguro para aqueles com mais de 50 anos, mas certifique-se de fazer algumas coisas simples primeiro: 

Verifique com seu médico antes de aumentar drasticamente o seu regime de exercícios ou se você tiver quaisquer lesões ou condições pré-existentes. 

Certifique-se de que seus medicamentos estão alinhados com seu programa de exercícios. 

Bebe muita água. Se estiver quente, beba mais! 

O "Sem dor, sem ganho" não se aplica. Se doer, pare de fazer o que você está fazendo. (Não se é difícil, se é doloroso!) 

Tome bastante tempo para se aquecer. Quanto mais velho você é, mais aquecimento você precisa. 

Trabalhe com um treinador se você tiver os meios. Mesmo apenas algumas sessões podem ser úteis para que você aprenda a forma e a técnica adequadas. 

Força, Foco & Fé! 

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