DIETA 15
CANAL SUPINANDO
OVOS DE PASCOA
LUTANDO

Exercícios que ajudam pacientes com câncer

Exercício pode ser difícil o suficiente para pessoas saudáveis, muito mais aquelas que lutam contra o câncer.

25/04/2019 15h15
Por: Jean Hipólito

Exercício pode ser difícil o suficiente para pessoas saudáveis, muito mais aquelas que lutam contra o câncer. 

Os adultos devem se envolver em pelo menos 2,5 horas de atividade física moderada por semana e em exercícios de fortalecimento muscular dois dias da semana, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças. 

Essas recomendações são as mesmas para pacientes com câncer, mas a forma como elas se exercitam pode ser diferente, dependendo do custo que a doença e o tratamento causam em seus corpos. 

Os tratamentos de quimioterapia e radioterapia são cumulativos - o que significa que quanto mais tratamentos você tiver, mais fadiga se sentirá. 

Você tem que ouvir o seu corpo, se você está totalmente fatigado, então dê a si mesmo permissão para tirar um dia de folga. Mas se você sentir que está apenas um pouco ou moderadamente fatigada, qualquer coisa que você faz é melhor que nada. 

E, assim como o exercício para pessoas sem câncer, as quatro áreas de condicionamento físico - exercícios aeróbicos, treinamento de força, equilíbrio e alongamento - são importantes. 

Aeróbica 

O exercício aeróbico aumenta a frequência cardíaca e inclui exercícios como caminhar, andar de bicicleta e correr. Ao alternar exercícios cardiovasculares com exercícios de força, uma pessoa pode aumentar a massa muscular magra, diminuir a gordura e aumentar o metabolismo do corpo, disse. É uma das melhores coisas para manter o peso corporal, porque você está queimando calorias. 

Estar acima do peso é um fator de risco para o câncer, e manter um peso saudável pode reduzir o risco de desenvolver ou recorrer ao câncer. 

A atividade física pode reduzir o risco de câncer de mama, por exemplo, de 20 a 80 por cento, o risco de câncer endometrial em 20 a 40 por cento eo risco de câncer de cólon em 30 a 40 por cento, segundo o Instituto Nacional do Câncer. 

O exercício aeróbico também pode ajudar as pessoas a se sentirem melhor enquanto passam por tratamentos contra o câncer, e estar em forma pode melhorar a recuperação após uma operação. No entanto, um paciente com câncer pode não ter energia suficiente para fazer 30 minutos de exercício moderado ou vigoroso por dia.

Se assim for, o paciente poderia fazer 10 minutos de exercício três vezes por dia para obter o mesmo efeito.

Exercícios de caminhada são geralmente seguros logo após uma pessoa ter sido submetida a tratamento de câncer.

Força 

O treinamento de força melhora o tônus muscular e combate a perda muscular que pode ocorrer com o envelhecimento. Isso pode ser feito com halteres, halteres e aparelhos de musculação.

Mas densidade óssea e músculo para uma pessoa média são diferentes dos de um paciente com câncer. A quimioterapia pode levar as mulheres a perderem tanto a densidade óssea em um ano quanto a mulher média perderia em uma década. 

Essa é uma enorme razão pela qual o treinamento de força é tão importante: à medida que os músculos se tornam mais densos, eles vão colocar mais pressão sobre o osso. Tentando manter a densidade óssea através do treinamento de força e exercícios de sustentação de peso, como caminhar, ajudará a manter a densidade óssea. 

O treinamento com pesos não aumentará a densidade óssea, mas pelo menos ajudará a mantê-lo. 

Pacientes com câncer devem consultar seu médico antes de passar por um regime de treinamento com pesos.

Equilibrar 

Um bom senso de equilíbrio é vital para um treino livre de deslizamentos ou quedas. Para alguns pacientes com câncer, os medicamentos podem prejudicar o equilíbrio. E para aqueles em quimioterapia com massa óssea diminuída, leva apenas uma queda para quebrar um osso. 

Portanto, pacientes com câncer e sobreviventes devem garantir que os exercícios de equilíbrio sejam uma parte regular de sua rotina de exercícios. Exercícios simples como caminhar em um caminho estreito (colocar um pé na frente do outro, como se estivesse andando numa corda bamba) ou elevar o calcanhar (ficar no mesmo lugar e levantar cada calcanhar para cima e para baixo) podem melhorar o equilíbrio. 

Alguns outros exercícios de equilíbrio são estandes de perna única, em que uma pessoa passa 60 segundos em pé em uma perna, e videiras, que envolvem pisar de lado e colocar um pé na frente, e depois na parte de trás, do outro. Exercícios de equilíbrio geralmente são seguros, mesmo após o tratamento do câncer. 

Alongamento 

Para alguns tipos de câncer que exigem cirurgia, as pessoas podem sentir fraqueza específica em certas partes de seus corpos. Por exemplo, os sobreviventes de câncer de mama que se submeteram a mastectomias podem sentir fraqueza onde o manguito rotador pode estar, em suas faixas de ombro. 

Há exercícios especificamente para fortalecer o ombro. As mulheres que tiveram câncer de mama podem querer fazer um exercício em que enfrentam uma parede e "andar" seus braços até a parede para aumentar sua amplitude de movimento. 

Mas eles só querem ir ao ponto de aperto, não dor. Fazer esses exercícios de alongamento para as áreas em que eles fizeram a cirurgia" poderia ajudá-los a recuperar a mobilidade nessas áreas. 

No entanto, os pacientes com câncer devem consultar seus médicos antes de passar por exercícios de alongamento. 

Passe adiante: O exercício é uma necessidade para pacientes com câncer e sobreviventes, mas sua condição apresenta alguns desafios únicos.

Força, Foco & Fé!

Referências: Josie Gardiner, personal trainer que é co-autora de "O Plano de Fitness do Sobrevivente do Câncer de Mama" (McGraw Hill, 2006). 

Siga a Coluna Supinando nas Redes: @colunasupinando