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CARDIO

Principais Benefícios do Cardiorrespiratório

Quando você realiza atividade cardiorrespiratória, o coração, os pulmões e o sistema circulatório trabalham muito para fornecer sangue rico em oxigênio aos músculos

25/04/2019 15h10
Por: Jean Hipólito

Treino cardiorrespiratório - juntamente com a força muscular, resistência muscular, flexibilidade e composição corporal - compõem os cinco componentes essenciais da aptidão física. Muitas vezes referida como cardio, resistência ou exercício aeróbico, a atividade cardiorrespiratória depende da capacidade do seu corpo de fornecer aos seus músculos oxigênio suficiente para realizar exercícios sustentados. Além de ajudar a gerenciar seu peso, o uso de cardio oferece grandes benefícios. 

Programas 

Quando você realiza atividade cardiorrespiratória, o coração, os pulmões e o sistema circulatório trabalham muito para fornecer sangue rico em oxigênio aos músculos. Você pode escolher entre uma ampla variedade de programas de cardio. Natação, ciclismo, corrida, subida de escadas, treinamento em circuito e treinamento intervalado caem na categoria cardio. Escolher algo que você gosta de fazer ajuda você a manter o programa. Fazer aulas de dança ou participar de programas de aeróbica em grupo são exemplos de maneiras divertidas de melhorar sua aptidão cardiorrespiratória. 

Aumenta o tempo de vida 

Mesmo se você estiver com um peso saudável, a aptidão cardiorrespiratória é crucial para sua saúde geral. Pesquisadores do Cooper Institute for Aerobics Research, em Dallas, Texas, examinaram o efeito da cardio fitness na mortalidade por todas as causas e publicaram os resultados na edição de março de 1999 do "American Journal of Clinical Nutrition". O estudo descobriu que homens magros com baixa capacidade cardiorrespiratória eram duas vezes mais propensos a morrer por todas as causas do que homens magros e com exercícios cardiovasculares. 

Diminui o risco de diabetes 

Pesquisadores do Hospital William Beaumont, em Royal Oak, Michigan, EUA, publicaram uma revisão dos benefícios para a saúde da aptidão cardiorrespiratória na revista "Mayo Clinic Proceedings". Peter A. McCullough e seu colega Barry A. Franklin, confirmaram que a falta de condicionamento aeróbico provoca mudanças metabólicas adversas que podem levar ao diabetes tipo 2. O par sustenta que o envolvimento na atividade cardiorrespiratória regular melhora a sensibilidade à insulina e a regulação da glicose, o que diminui o risco de diabetes tipo 2. 

Outros benefícios 

Envolver-se regularmente em um programa cardiorrespiratório proporciona uma série de outros benefícios para a saúde. Protege contra doenças cardiovasculares, aumenta a densidade óssea, reduz o colesterol, reduz a pressão arterial e melhora a qualidade do sono. Como regra geral, envolva pelo menos 150 minutos de atividade cardiorrespiratória de intensidade moderada a cada semana. Você pode dividir isso em cinco sessões de 30 minutos. 

Força, Foco & Fé!!! 

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