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Tabata: o treino de 4 minutos para queima de gordura

4 minutos de Tabata podem lhe proporcionar melhores ganhos de aptidão do que uma hora inteira de corrida na esteira

25/04/2019 15h08
Por: Jean Hipólito

Náusea. Vendo estrelas. Sugando o vento. É assim que você sabe que está fazendo um treino de Tabata corretamente. À primeira vista, você pode se perguntar por que alguém faria isso intencionalmente, mas há uma razão pela qual esse tipo de treinamento intervalado de alta intensidade está se tornando o melhor treino para atletas. 

Realizar o protocolo Tabata pode aumentar sua capacidade aeróbica, capacidade anaeróbica, VO2 max, taxa metabólica de repouso e pode ajudar você a queimar mais gordura (e fazer você parecer 200% mais magro) do que um tradicional 60 -minute treino aeróbico. É isso mesmo - 4 minutos de Tabata podem lhe proporcionar melhores ganhos de aptidão do que uma hora inteira de corrida na esteira. 

O truque para obter todos esses benefícios é o nível de intensidade. Para fazer um Tabata, um exercício desenvolvido nos anos 70 para os atletas olímpicos japoneses, tudo o que você precisa fazer é escolher uma atividade de cardio, como correr, pular corda ou andar de bicicleta, e correr o máximo que conseguir por 20 segundos. Siga isso com 10 segundos de descanso e repita mais sete vezes. E quando eu digo "o mais forte que você pode ir", quero dizer 100% de intensidade máxima. No final dos 4 minutos, você deve sentir que vai morrer. 

Algumas dicas para você começar: 

Primeiro, enquanto você pode fazer um intervalo de Tabata com praticamente qualquer exercício, comece com um no qual você está muito confortável. A maioria das pessoas escolhem correr em uma esteira. 

Em segundo lugar, consiga um bom cronômetro,  você não pode estimar quando 20 segundos e 10 segundos se passaram quando o seu cérebro está tão confuso. 

Terceiro, consiga um bom mantra que você pode repetir no tempo com seus passos para cada explosão de 20 segundos. Parece bobo, mas realmente ajuda a se concentrar no que você está fazendo e não na sua dor excruciante. 

Como fazer? 

O treino Tabata não é para ser executado todos os dias. A maioria das pessoas acaba fazendo de 2-3 sessões por semana. 

Combinado com outros tipos de treino, como musculação ou crossfit, é suficiente fazê-lo 1 vez por semana. Também é um excelente aquecimento para um programa regular de hipertrofia. 

A iniciação deve ser faseada, especialmente em pessoas com pouca condição física. 

Faça 3-4 e vá aumentando até conseguir completar o treino. 

No início, você também pode inverter a relação trabalho/ repouso: 10 segundos de trabalho para 20 de intervalo e ir aumentando para 15 / 15, até chegar ao protocolo.Tabata é ótimo para se exercitar rapidamente se você está com pouco tempo, você precisa mudar sua rotina, ou você quer melhorar a resistência e a velocidade. Incorporar este tipo de treino em sua rotina de fitness e produzir resultados. 

Força, Foco & Fé!!! 

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