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Exercício e estresse: mova-se para melhorar sua mente

Praticamente qualquer forma de exercício, de aeróbica a ioga, pode atuar como um apaziguador do estresse.

25/04/2019 15h02
Por: Jean Hipólito

Exercício em quase qualquer forma pode atuar como um apaziguador do estresse. Ser ativo pode impulsionar suas endorfinas e se distrair das preocupações diárias. Você sabe que o exercício faz bem ao seu corpo, mas você está muito ocupado e estressado para se encaixar na sua rotina. Espere um segundo - há boas notícias quando se trata de exercício e estresse. 

Praticamente qualquer forma de exercício, de aeróbica a ioga, pode atuar como um apaziguador do estresse. Se você não é um atleta ou se está fora de forma, ainda é possível fazer um pouco de exercício para o gerenciamento do estresse. Descubra a conexão - e por que o exercício deve fazer parte do seu plano de gerenciamento do estresse. 

Exercício e alívio do estresse 

O exercício aumenta a sua saúde geral e a sua sensação de bem-estar, o que aumenta a sua energia todos os dias. Mas o exercício também tem alguns benefícios diretos de redução de estresse. 

Bombeia suas endorfinas. A atividade física ajuda a aumentar a produção dos neurotransmissores do bem-estar do cérebro, chamados endorfinas. Embora essa função seja muitas vezes chamada de alta de um corredor, um jogo empolgante de tênis ou uma caminhada pela natureza também pode contribuir para esse mesmo sentimento. 

É meditação em movimento. Depois de um jogo rápido de basquete ou várias voltas na piscina, você vai perceber que esqueceu as irritações do dia e se concentrou apenas nos movimentos do seu corpo. 

À medida que você começa a se livrar regularmente de suas tensões diárias por meio do movimento e da atividade física, pode descobrir que esse foco em uma única tarefa e a energia e otimismo resultantes podem ajudá-lo a permanecer calmo e claro em tudo que faz. 

Melhora seu humor. O exercício físico regular pode aumentar a autoconfiança, pode relaxar você e pode diminuir os sintomas associados à depressão leve e à ansiedade. Exercício também pode melhorar o seu sono, que muitas vezes é interrompido por estresse, depressão e ansiedade. Todos estes benefícios do exercício podem aliviar seus níveis de estresse e dar-lhe uma sensação de comando sobre seu corpo e sua vida. 

Coloque o exercício e alívio do estresse para trabalhar para você 

Um programa de exercícios bem sucedido começa com alguns passos simples. 

Consulte o seu médico. Se você não se exercitou por algum tempo e tem preocupações com a saúde, converse com seu médico antes de iniciar uma nova rotina de exercícios. 

Ande antes de correr. Construa seu nível de condicionamento físico gradualmente. Excitação sobre um novo programa pode levar a exagerar e possivelmente até mesmo ferimentos. 

Para a maioria dos adultos saudáveis, é recomendado obter pelo menos 150 minutos por semana de atividade aeróbica moderada (como caminhar ou nadar) ou 75 minutos por semana de atividade aeróbica vigorosa (como correr). Você também pode fazer uma combinação de atividade moderada e vigorosa. 

Além disso, inclua exercícios de treinamento de força pelo menos duas vezes por semana. 

Faça o que você ama. Praticamente qualquer forma de exercício ou movimento pode aumentar seu nível de condicionamento físico enquanto diminui seu estresse. O mais importante é escolher uma atividade que você goste. Exemplos incluem caminhar, subir escadas, correr, andar de bicicleta, ioga, tai chi, jardinagem, levantamento de peso e natação. 

Fique com ela 

Começar um programa de exercícios é apenas o primeiro passo. Aqui estão algumas dicas para seguir uma nova rotina ou revitalizar um treino cansado: 

Definir metas - objetivos específicos, mensuráveis, atingíveis, relevantes e limitados no tempo. 

Se o seu objetivo principal é reduzir o estresse em sua vida e recarregar suas baterias, seus objetivos específicos podem consistir em caminhar durante a sua hora de almoço três vezes por semana ou, se necessário, encontrar uma babá para vigiar seus filhos para que você possa escorregar de distância para assistir a uma aula de ciclismo. 

Encontre um amigo. Saber que alguém está esperando você aparecer no ginásio ou no parque pode ser um poderoso incentivo. Trabalhar com um amigo, colega de trabalho ou membro da família, muitas vezes traz um novo nível de motivação e compromisso com seus treinos. 

Mude sua rotina. Se você sempre foi um corredor competitivo, dê uma olhada em outras opções menos competitivas que podem ajudar na redução do estresse, como aulas de Pilates ou ioga. Como um bônus adicional, esses exercícios mais gentis e gentis podem melhorar sua corrida e, ao mesmo tempo, diminuir o estresse. 

Exercer em incrementos. Mesmo breves surtos de atividade oferecem benefícios. Por exemplo, se você não conseguir se encaixar em uma caminhada de 30 minutos, tente três caminhadas de 10 minutos. O treinamento intervalado, que envolve explosões breves (60 a 90 segundos) de atividade intensa com esforço quase total, está se mostrando uma maneira segura, eficaz e eficiente de obter muitos dos benefícios de exercícios de maior duração. O mais importante é tornar a atividade física regular parte do seu estilo de vida. 

Faça o que fizer, não pense no exercício como apenas mais uma coisa na sua lista de tarefas. Encontre uma atividade que você goste - seja uma partida de tênis ativa ou uma caminhada meditativa até um parque local e de volta - e faça parte de sua rotina regular. Qualquer forma de atividade física pode ajudá-lo a relaxar e se tornar uma parte importante de sua abordagem para aliviar o estresse. 

Força, Foco & Fé! 

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