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Tipos de treinamento físico: encontre seu método

O que funciona para uma pessoa nem sempre funciona para a próxima.

25/04/2019 14h46
Por: Jean Hipólito

Se você demorar alguns minutos para pesquisar os vários tipos de treinamento de fitness, você criará uma lista com cerca de 10 diferentes e, em seguida, mais 10 variações diferentes de cada uma delas. E a cada ano mais e mais "tendências de fitness" saem, tornando bastante confuso para o consumidor sobre o que escolher e por onde começar. Pode ser confuso e até mesmo frustrante escolher o que é certo para você e seu corpo. 

E para dar um passo adiante, talvez não esteja conseguindo os resultados que você quer. Talvez seja porque você precisa tentar algo diferente. Talvez essa coisa diferente não tenha que ser uma mudança louca e drástica nas academias, na sua dieta ou em tudo na sua vida. Na verdade, talvez seja apenas um estilo de treino que combina melhor com você. Cada produto que você vê hoje - como CrossFit , Orangetheory e Dailey Method, para citar alguns - segue um método de treinamento específico. E o que funciona para uma pessoa nem sempre funciona para a próxima. 

Reduzimos aqui a cinco categorias de métodos de treinamento, então vamos dar uma olhada no que cada um é, pára tentar estreitar seu foco. 

Treinamento de Circuito

Exercícios de alta intensidade ao estilo que incorporam exercícios aeróbicos e treinamento de força. Estes exercícios de circuito podem ser feitos com ou sem equipamento. 

Alvo: Construindo força e resistência muscular. Esses treinamentos tendem a mantê-lo na extremidade superior de suas zonas de freqüência cardíaca e são geralmente projetados em estações por tempo, com pouco ou nenhum descanso entre elas. 

Objetivos: O método de treinamento em circuito do exercício é bom para aquelas pessoas que estão procurando por perda de peso, estão em uma crise de tempo, ou estão procurando por aptidão geral, um treino total do corpo e tonificação. Muitos dizem que este é o lugar onde você obtém o maior retorno possível porque você pode obter os resultados que procura em menos tempo.

Treinamento aeróbico 

Este tipo de treinamento é geralmente resumido como “com oxigênio” ou treinamento cardiovascular. 

Alvo: Estes exercícios tendem a direcionar o sistema cardiovascular, principalmente o coração e os pulmões. Na maioria dos casos, é associado a corrida, ciclismo, natação, jump, step e outros exercícios baseados em cardio. Este estilo de treino ajuda a aumentar a sua resistência cardiovascular e a abrir as lacunas nas suas zonas de ritmo cardíaco.

Metas: O estilo de treinamento aeróbico é bom para quem procura perder peso, para programas específicos de treinamento como maratonas, para atletas que buscam aumentar o desempenho e a resistência, bem como para se recuperar adequadamente e para aqueles que tentam reduzir o risco de doenças crônicas como obesidade. doença cardíaca e diabetes. 

Treinamento de Frequência Cardíaca 

Este tipo de treinamento é específico para cada indivíduo e suas zonas pessoais. Esse método de treinamento é focado em zonas como queima de gordura, resistência cardiovascular, desempenho máximo e recuperação. Em muitos casos, o treinamento  é visto como o melhor método de treinamento que existe. 

Alvo: O treino de frequência cardíaca ajuda a aumentar a resistência e a sustentabilidade nos treinos, permitindo-lhe atingir o máximo e recuperar de uma forma específica para o seu corpo. As zonas de treinamento são identificadas por meio de um teste de VO2.

Objetivos: para qualquer um e para todos! Normalmente, as pessoas treinam para corridas de endurance, como espartanos ou maratonas, ou atletas aperfeiçoando os resultados máximos e a recuperação, para a pessoa que está totalmente esgotada após cada exercício e até as pessoas que tomam medicamentos que afetam sua frequência cardíaca.

Treinamento de Flexibilidade 

Ao contrário do que sei que todo mundo está pensando, não é só ioga! Esqueça o estereótipo geral das mães que entram no ginásio com lattes, chinelos e seu colchonete de yoga; Este estilo de treinamento é provavelmente o mais importante, porém o mais negligenciado. Incorpora exercícios corretivos, alongamentos (estáticos e dinâmicos) e movimentos da cabeça aos pés. 

Alvo: Para melhorar a flexibilidade, mobilidade, amplitude de movimento, equilíbrio e melhor postura.

Objetivos: Outro método de treinamento que é para todos! Se você não é uma pessoa de yoga, é hora de começar! Pessoas de yoga, dançarinos, corredores, meatheads: isto é para você também! O treinamento de flexibilidade é para cada pessoa que deseja melhorar seu treinamento de qualquer maneira. 

Treinamento de força 

Treinamento de força normalmente é feito com carga pesada, mas pode ser feito com os mais leves também. Esse estilo de treinamento está diretamente associado à lei de Newton: massa x aceleração = força. 

Alvo: Aumentar a força muscular. 

Objetivos: Perfeito para quem quer ganhar massa; pode ser bom para aqueles que não têm muito tempo para treinar; também é bom se você deseja mover cargas pesadas. 

O que você deve fazer daqui? Se você está preso em uma rotina ou quer encontrar o método que será mais eficaz para você, reserve algum tempo para definir seus objetivos, descubra o que é realista para você e leve em consideração sua experiência de exercício anterior. Todas essas coisas funcionam no que funciona e no que você gosta de fazer enquanto está na academia. 

Agora, bora para a academia puxar ferro!!! 

Força, Foco e Fé!!! 

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