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Saúde Corpo saudável

5 principais benefícios do exercício pliométrico

Os exercícios pliométricos são ótimos para construir músculos, mas também ajudam na resistência do atleta

03/02/2021 11h47
Por: Redação Fonte: 8TH Day
5 principais benefícios do exercício pliométrico

Todo treinador esportivo profissional conhece os benefícios científicos da pliometria. É por isso que os movimentos dinâmicos usados ​​com exercícios pliométricos são incorporados aos programas esportivos. Mas você não precisa ser um atleta profissional ou universitário para fazer uso da pliometria. Qualquer pessoa pode usar exercícios plyo para obter os benefícios desses treinos. Um treino pliométrico é para todos, assim como os benefícios que vêm com ele. Cinco benefícios principais vêm de um treino pliométrico.

Força e velocidade aprimoradas

Todo atleta deseja aumentar sua força e velocidade. Mesmo que você não seja um atleta profissional treinando em tempo integral, isso não significa que você não possa se beneficiar da pliometria também. Os exercícios Plyo aumentam muito a força e a velocidade no desempenho atlético.

Os movimentos Plyo ajudam com a força muscular nos músculos dos braços e pernas. Isso ocorre devido à maior taxa de desenvolvimento de força com movimentos pliométricos. A atividade estimula uma resposta física do sistema neurológico que altera a capacidade elástica do músculo. Seu músculo é capaz de se esticar e se contrair rapidamente e, quando força suficiente é aplicada à função de alongamento, o músculo se contrai com mais força. A aplicação da força adequada ocorre com movimentos explosivos, como pular ou empurrar. A maior taxa de desenvolvimento de força mostrará um aumento na potência e força muscular.

Resistência aumentada

Os exercícios pliométricos são ótimos para construir músculos, mas também ajudam na resistência do atleta. A resistência de potência (necessária em atividades esportivas que envolvem movimentos de alta intensidade por períodos mais longos) é melhorada por meio de movimentos plyo. A pliometria pode ensinar o corpo do atleta a produzir mais força enquanto gasta menos energia para isso. Essa energia economizada pode ser gasta no final da atividade, o que aumenta a longevidade do desempenho de qualidade. 

Queima Calorias

Claro, correr e outros exercícios aeróbicos queimarão calorias, mas sua capacidade de queimar calorias aumentará muito à medida que sua força e resistência aumentam. Com o aumento da força e da resistência, seu desempenho aprimorado queimará calorias em um ritmo mais rápido. Os exercícios pliométricos ajudam a aumentar o seu metabolismo, o que ajuda a queimar calorias mesmo enquanto o corpo está descansando. Os músculos precisam de mais energia do que a gordura, então você descobrirá que quanto mais desenvolvidos forem os músculos, mais calorias você queimará com o aumento da atividade.

Ossos mais fortes

Os benefícios da pliometria vão além do músculo, uma nova pesquisa está descobrindo que movimentos explosivos também beneficiam a estrutura óssea. Os ossos do corpo estão constantemente sendo reconstruídos para manter sua densidade. A melhor maneira de ativar esse processo é colocar uma quantidade saudável de estresse sobre eles com movimentos pliométricos. Os ossos começam a perder sua densidade na casa dos trinta e diminuirão entre 1 e 2 por cento a cada ano. O aumento da densidade óssea antes da idade de desbaste diminuirá o risco de osteoporose.

Equipamento mínimo necessário

Uma das maiores desvantagens para quem está tentando entrar em forma pode ser a quantidade de equipamentos sugerida para um treino de qualidade. Além de os equipamentos serem caros, há muito o que aprender sobre o uso adequado de cada máquina. Entrar em uma academia com um mínimo de conhecimento sobre exercícios pode afastar o estagiário iniciante de atingir seus objetivos de condicionamento físico.

A pliometria, entretanto, não requer muito para ser realizada. O equipamento básico sugerido para completar os exercícios pliométricos seria coisas como uma corda de pular e uma caixa pliométrica. Uma caixa pliométrica em particular será muito útil para permitir que vários exercícios dinâmicos sejam realizados com um único equipamento. Por possuir apenas uma plyo box, você seria capaz de realizar vários exercícios diferentes, como saltos de caixa, step ups, step overs e outras variações desses movimentos.

A pliometria é uma excelente forma de treino porque pode ser ajustada ao nível de condicionamento físico de qualquer pessoa. Por meio do treinamento pliométrico contínuo, os resultados virão de várias formas. Se você está interessado em exercícios pliométricos, considere ter sua própria caixa pliométrica ajustável. Os exercícios em casa podem ser um complemento perfeito para se exercitar em uma academia ou centro de treinamento profissional, mas ter as ferramentas e o conhecimento certos é essencial para os momentos adequados.

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