Quinta, 25 de Fevereiro de 2021 09:15
67984690667
+ Esportes Vida saudável

Como o exercício na natureza ajuda a prevenir o desgaste ocupacional

Os efeitos negativos do esgotamento podem transcender e impactar sua vida social e familiar, e os efeitos físicos desse estresse podem torná-lo mais suscetível a adoecer

26/01/2021 09h58 Atualizada há 4 semanas
Por: Redação Fonte: OhioUniversity
Como o exercício na natureza ajuda a prevenir o desgaste ocupacional

O esgotamento profissional é uma preocupação crescente na força de trabalho global. A cada ano, mais de US $ 300 bilhões em lucros são perdidos devido aos funcionários se sentirem sobrecarregados, sem energia e incapazes de dar o melhor de si no local de trabalho a cada dia. Estudos cobrindo a Ásia, América e Oriente Médio confirmaram que 60% do setor público e 40% dos funcionários do setor privado relataram altos níveis de esgotamento.

Os pesquisadores começaram a explorar intervenções que ajudarão os funcionários de qualquer setor a evitar os danos físicos, emocionais e comportamentais que o esgotamento inflige aos funcionários. Para muitos, a atividade ao ar livre e os exercícios foram componentes essenciais para aumentar o bem-estar positivo, o estresse percebido e a exaustão emocional no local de trabalho.

O que é Burnout Ocupacional?

Burnout é um estado de angústia emocional, mental e física que ocorre quando os funcionários ficam sobrecarregados, emocionalmente esgotados ou desapaixonados em relação às tarefas que lhes são atribuídas no dia a dia de trabalho. À medida que o estresse continua a crescer, muitos funcionários deixam o trabalho questionando seu interesse no trabalho que fazem, sem energia e se perguntando se serão capazes de continuar com o trabalho que fazem.

O esgotamento não afeta apenas a vida profissional. Os efeitos negativos do esgotamento podem transcender e impactar sua vida social e familiar, e os efeitos físicos desse estresse podem torná-lo mais suscetível a adoecer.

Os sinais e sintomas de burnout ocupacional variam de pessoa para pessoa. Os estágios iniciais costumam ser sutis, mas crescem gradativamente com o tempo. Como tal, é importante prestar atenção aos sintomas, que podem se manifestar física, emocional e comportamentalmente.

Sintomas Físicos de Burnout Ocupacional

• Sensação de cansaço excessivo e esgotamento após um dia de trabalho

• Sistema imunológico comprometido

• Dores de cabeça tensionais ou musculares

• Problemas para dormir

Sintomas Emocionais

• Dúvida sobre si mesmo

• Sentir-se derrotado ou sozinho no mundo

• Falta de motivação ou senso de realização

• Pensamentos negativos e cínicos

Sintomas Comportamentais

• Afastar-se de responsabilidades e paixões

• Isolar-se

• Procrastinar e evitar responsabilidades

• Usar substâncias para lidar com o estresse

• Evitar vir para o trabalho

É importante saber, entretanto, que estresse e burnout não são a mesma coisa. A pesquisa mostrou que uma certa quantidade de estresse é saudável e pode ser usada como um motivador para atingir metas. O estresse pode levar ao esgotamento quando um indivíduo faz um esforço desproporcional sem fazer o que é necessário para recuperar o equilíbrio desse estresse.

Os efeitos do exercício na natureza

Embora o burnout ocupacional seja uma ocorrência normal em qualquer número de indústrias, há uma série de estudos que sugerem que o exercício pode fazer uma diferença significativa no combate ao burnout, especialmente se essa atividade ocorrer ao ar livre.

Os benefícios físicos do exercício foram amplamente documentados, ajudando os indivíduos a manter sua saúde mental, reduzindo a fadiga e melhorando a função cognitiva geral. Simplesmente levando sua atividade ao ar livre, os benefícios são ainda mais substanciais.

De acordo com um estudo recente, indivíduos que se exercitaram ao ar livre experimentaram maiores sensações de revitalização, aumentaram a energia e reduziram a tensão, a confusão, a raiva e a depressão.

“A hipótese de que existem efeitos benéficos adicionais a serem obtidos com exercícios no ambiente natural é muito atraente e tem gerado um interesse considerável”, observa o pesquisador Dr. Jo Thompson-Coon. “Ao usar os dados atualmente disponíveis para nós, adicionamos força à ligação entre o bem-estar mental e físico e os exercícios ao ar livre, mas mais pesquisas e ensaios mais longos, feitos sob medida e focados são necessários para entender melhor essa ligação.”

Estudos adicionais confirmaram a correlação positiva entre exercícios e uma redução do estresse psicológico. O exercício ao ar livre foi fortemente associado ao aumento da energia e revitalização, bem como à diminuição da confusão, raiva, depressão e tensão, quando comparado ao exercício dentro de casa. Além disso, a ginástica ao ar livre provou ser um regime mais fácil de se comprometer a longo prazo.

O esgotamento profissional é uma parte cara e muito real da força de trabalho moderna, custando aos empregadores milhões de dólares a cada ano. Para os funcionários, o esgotamento pode ocorrer de várias formas, afetando sua saúde física, mental e comportamental. Uma nova pesquisa descobriu que, ao se exercitar ao ar livre, os funcionários se sentirão mais revitalizados, menos tensos e mais prontos para realizar as tarefas no dia seguinte.

Sendo o burnout uma questão tão profunda em nossa sociedade, é de vital importância que os enfermeiros aprendam a reconhecer os sinais de burnout e como ajudar seus pacientes a lidar com e eliminar os estressores que contribuem para o burnout ocupacional. Aqueles que obtêm seu Mestrado em Enfermagem pela Universidade de Ohio estarão no caminho certo para capacitar os pacientes com informações e conselhos práticos, permitindo que eles fiquem menos estressados ​​e tenham sucesso no local de trabalho.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.