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Saúde Saúde física

Como o sono afeta a imunidade

A melatonina, um hormônio que promove o sono produzido à noite, é capaz de neutralizar o estresse que pode advir da inflamação durante o sono

11/12/2020 10h28
Por: Redação Fonte: Sleepfoundation
Como o sono afeta a imunidade

Nas últimas décadas, a ciência do sono se desenvolveu imensamente, revelando a importância de longo alcance do sono para praticamente todos os sistemas do corpo . À medida que as pesquisas se aprofundam nas ligações entre o sono e a saúde física , fica cada vez mais claro que o sono e o sistema imunológico estão intimamente ligados.

O sistema imunológico é fundamental para a saúde geral. É fundamental para curar feridas, prevenir infecções e proteger contra doenças crônicas e potencialmente fatais.

O sono e o sistema imunológico têm uma relação bidirecional . A resposta imune, como a causada por uma infecção viral, pode afetar o sono. Ao mesmo tempo, um sono consistente fortalece o sistema imunológico, permitindo uma função imunológica equilibrada e eficaz.

A falta de sono, por outro lado, pode prejudicar o sistema imunológico. As evidências indicam que, tanto no curto quanto no longo prazo, a privação de sono pode deixá-lo doente.

Como funciona o sistema imunológico?

O sistema imunológico é uma rede complexa em todo o corpo que fornece várias linhas de defesa contra doenças . Essas defesas são geralmente divididas em duas categorias principais: imunidade inata e imunidade adaptativa. A imunidade inata é um amplo tipo de proteção com várias camadas de defesa. A imunidade adaptativa, também conhecida como imunidade adquirida, inclui defesas que você desenvolve ao longo do tempo e que são direcionadas a ameaças específicas.

Compreendendo o sistema imunológico

Vários componentes contribuem para a complexidade do sistema imunológico. Um componente importante do nosso sistema imunológico são os leucócitos ou células brancas do sangue. O trabalho do leucócito é identificar, atacar e remover patógenos estranhos de nossos corpos. Nosso sistema imunológico reage aos patógenos de forma imediata (inata) e aprendida (adaptativa), o que nos permite interagir com segurança com nosso ambiente todos os dias.

Quando uma célula branca do sangue detecta um patógeno estranho, ela libera citocinas para dizer a outras células brancas do sangue que se preparem para atacar. As citocinas são proteínas que atuam como mensageiros do sistema imunológico . Outros produtos químicos, como a histamina, também estão envolvidos em reações imunológicas, como inchaço ou vermelhidão.

Resposta Imune Equilibrada

Quando funcionando de maneira ideal, o sistema imunológico mantém um equilíbrio delicado . Quando surge uma ameaça ou lesão, o sistema imunológico desencadeia respostas como vermelhidão, inflamação (inchaço), fadiga, febre e / ou dor.

É importante que o sistema imunológico seja forte o suficiente para encontrar e atacar ameaças potenciais, mas também deve ser bem regulado para que o corpo nem sempre esteja em alerta ou em modo de ataque.

Como o sono afeta o sistema imunológico?

O sono fornece suporte essencial para o sistema imunológico. Conseguir horas suficientes de sono de alta qualidade permite uma defesa imunológica bem equilibrada que apresenta forte imunidade inata e adaptativa, resposta eficiente às vacinas e reações alérgicas menos graves.

Em contraste, problemas sérios de sono, incluindo distúrbios do sono como insônia , apnéia do sono e perturbação do ritmo circadiano, podem interferir no funcionamento saudável do sistema imunológico.

Sono e imunidade inata e adaptativa

O sono é um período importante de descanso corporal, e estudos indicam que o sono desempenha um papel crucial na robustez do nosso sistema imunológico. Na verdade, o sono contribui para a imunidade inata e adaptativa.

Os pesquisadores descobriram que, durante o sono noturno, certos componentes do sistema imunológico se aceleram. Por exemplo, há um aumento na produção de citocinas associadas à inflamação. Essa atividade parece ser impulsionada tanto pelo sono quanto pelo ritmo circadiano, que é o relógio interno de 24 horas do corpo.

Quando alguém está doente ou ferido, essa resposta inflamatória pode ajudar na recuperação, fortalecendo a imunidade inata e adaptativa enquanto o corpo trabalha para reparar feridas ou combater uma infecção.

Estudos descobriram, porém, que essa inflamação ocorre mesmo quando a pessoa não está ativamente ferida ou doente. A análise do tipo de células e citocinas envolvidas nessa atividade imunológica noturna indica que seu papel é fortalecer a imunidade adaptativa.

Assim como o sono pode ajudar o cérebro a consolidar o aprendizado e a memória , pesquisas sugerem que o sono fortalece a memória imunológica. A interação dos componentes do sistema imunológico durante o sono reforça a capacidade do sistema imunológico de lembrar como reconhecer e reagir a antígenos perigosos.

Os especialistas não sabem ao certo por que esse processo ocorre durante o sono, mas acredita-se que vários fatores podem estar envolvidos:

Durante o sono, a respiração e a atividade muscular diminuem, liberando energia para o sistema imunológico realizar essas tarefas críticas.

A inflamação que ocorre durante o sono pode prejudicar o desempenho físico e mental se ocorrer durante as horas de vigília, por isso o corpo evoluiu para que esses processos se desdobrem durante o sono noturno.

A melatonina, um hormônio que promove o sono produzido à noite, é capaz de neutralizar o estresse que pode advir da inflamação durante o sono.

Embora a atividade do sistema imunológico durante o sono seja benéfica, um aspecto crítico desse processo é que ele é autorregulado. Conforme o período de sono diminui, o ritmo circadiano do corpo acelera essa inflamação. Desse modo, dormir o suficiente e de alta qualidade facilita o equilíbrio delicado da função imunológica, vital para a imunidade inata e adaptativa.

Sono e Vacinas

Os estudos mostraram claramente que o sono melhora os efeitos das vacinas, demonstrando os benefícios do sono para a imunidade adaptativa.

As vacinas atuam introduzindo um antígeno enfraquecido ou desativado no corpo, desencadeando uma resposta imunológica. Dessa forma, as imunizações ensinam efetivamente o sistema imunológico a reconhecer e atacar esse antígeno.

O sono é um fator importante que ajuda a determinar a eficácia das vacinas . Estudos de vacinas para hepatite e gripe suína (H1N1) descobriram que quando as pessoas não dormem na noite após receber a vacina, a resposta imunológica do corpo é mais fraca. Em alguns casos, isso reduz a proteção da vacina e pode até exigir uma segunda dose da vacina.

Enquanto esses estudos envolveram privação total de sono após a vacinação, outros estudos descobriram uma redução da eficácia da vacina em adultos que habitualmente não conseguem dormir pelo menos sete horas. Pessoas que dormem o suficiente podem não dar a seus corpos tempo suficiente para desenvolver memória imunológica, potencialmente deixando-os desprotegidos, apesar de terem sido vacinados.

Sono e Alergias

As alergias ocorrem quando o sistema imunológico tem uma reação exagerada a algo que não causa danos à maioria das pessoas, e evidências crescentes relacionam sono e alergias.

Uma pesquisa recente identificou que o ritmo circadiano de uma pessoa está envolvido na regulação da reação do corpo aos alérgenos . Quando o ritmo circadiano é interrompido, pode aumentar a probabilidade e a gravidade das reações alérgicas.

A falta de sono também está associada a alergias. Um estudo descobriu que a privação de sono torna as pessoas com alergia ao amendoim mais suscetíveis a ter um ataque de alergia , reduzindo o limite de exposição ao amendoim necessário para desencadear um ataque de alergia em 45%.

A privação do sono pode deixá-lo doente?

A privação de sono tem efeitos abrangentes sobre a saúde, e cada vez mais evidências indicam que ela pode perturbar o sistema imunológico e tornar mais fácil adoecer.

A falta de sono noturno tem sido associada a doenças de curto prazo e ao risco de doenças crônicas como diabetes e problemas cardíacos . Os pesquisadores acreditam cada vez mais que isso está relacionado ao modo como a privação de sono interfere no funcionamento normal do sistema imunológico.

No curto prazo, descobriu-se que o risco de infecções é maior em pessoas que dormem menos de seis ou sete horas por noite. Estudos descobriram que sono insuficiente aumenta a probabilidade de pegar um resfriado comum ou gripe. Além disso, pessoas em unidades de terapia intensiva (UTIs) que apresentam necessidades agudas de recuperação podem ter sua cura prejudicada pela falta de sono.

A falta de sono tem sido associada a vários problemas de saúde de longo prazo, e acredita-se que isso esteja relacionado aos efeitos negativos da privação de sono no sistema imunológico. Em pessoas com sono saudável, a inflamação durante a noite volta ao nível normal antes de acordar. Em pessoas que não dormem o suficiente, porém, esse sistema normalmente autorregulado falha e a inflamação persiste.

Este baixo nível de inflamação sistêmica tem um preço, contribuindo para um risco elevado de diabetes, doenças cardiovasculares, dor e doenças neurodegenerativas. A inflamação persistente tem sido associada à depressão , o que pode explicar as altas taxas desse distúrbio entre pessoas com problemas de sono. A inflamação também foi associada ao câncer, que pesquisas com animais sugerem que pode ser agravada por sono insuficiente.

Infelizmente, embora algumas pessoas consigam passar o dia com sono limitado, estudos indicam que o sistema imunológico não aprende a “se acostumar” com o sono insuficiente. Em vez disso, essa inflamação de baixo grau pode se tornar crônica, piorando ainda mais a saúde a longo prazo.

Como o sistema imunológico afeta o sono?

Embora o sono desempenhe um papel crítico na função imunológica, o sistema imunológico também afeta o sono de várias maneiras.

As infecções podem desencadear várias respostas do sistema imunológico, incluindo falta de energia e sonolência. Essa é uma das razões pelas quais as pessoas doentes costumam passar mais tempo na cama e dormindo.

A natureza do sono também muda durante a infecção, alterando quanto tempo é gasto em certos estágios do sono . Especificamente, a resposta imune induz mais tempo no sono de estágio 3 de movimento não rápido dos olhos (NREM) , que também é conhecido como sono profundo. O sono profundo envolve uma maior desaceleração dos processos corporais, permitindo que o sistema imunológico utilize mais energia para combater infecções.

A febre é outra importante resposta imunológica. A temperatura corporal mais alta pode desencadear novas ondas de defesa imunológica e também torna o corpo mais hostil a muitos patógenos. Alguns especialistas acreditam que as alterações do sono induzidas por infecções têm o objetivo de facilitar a febre e a luta do corpo contra patógenos estranhos.

De acordo com essa visão, o sono profundo (estágio N3) aumenta quando estamos lutando contra uma infecção, porque é o período do sono em que nosso metabolismo está mais baixo, liberando energia para uma resposta de febre alta. Além disso, os tremores são benéficos para liberar calor e manter a febre. Nosso corpo não consegue tremer durante o sono REM devido à atonia muscular e, portanto, durante uma infecção ativa, o sono REM é virtualmente abolido. A fragmentação do sono REM durante as febres levou a algo chamado de “sonhos febris”, ou aumento de pesadelos durante a febre.

Enquanto os pesquisadores continuam a estudar as relações entre o sono e o sistema imunológico, esses efeitos demonstram o quão intimamente interligados estão e como o sistema imunológico pode aproveitar o sono para melhorar sua capacidade de combater infecções.

Como você pode melhorar o sono e fortalecer seu sistema imunológico?

Dada a importância do sono para a função imunológica, priorizar o sono ininterrupto o suficiente todas as noites pode ajudar a fortalecer o sistema imunológico.

Melhorar o sono geralmente começa com o foco em seus hábitos, rotinas e ambiente de sono. Coletivamente, isso é conhecido como higiene do sono , e mesmo etapas simples, como ter um horário de sono consistente e evitar o uso de telefones celulares e tablets na cama, podem facilitar uma boa noite de sono.

Pessoas com problemas crônicos ou graves de sono ou com doenças recorrentes devem conversar com um médico. Um médico pode trabalhar para identificar uma causa subjacente e as melhores medidas para resolvê-la.

Pessoas com distúrbios do sono, como insônia, podem se beneficiar de um tratamento como a terapia cognitivo-comportamental para insônia (TCC-I) . Essa abordagem funciona para reduzir os pensamentos negativos sobre o sono e promove um sono saudável e redução dos sinais de inflamação .

As técnicas de relaxamento, incluindo métodos mente-corpo, como ioga ou tai chi, também mostraram resultados positivos na melhoria do sono, ao mesmo tempo que aumentam a função do sistema imunológico , incluindo o aumento da resposta à vacina e diminuição dos indicadores de inflamação sistêmica. 

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