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Saúde Corpo Saudável

Que tipo de atividade física consome mais energia?

Lembre-se de combinar uma boa alimentação e hidratação contínua

13/11/2020 10h31
Por: Redação
Que tipo de atividade física consome mais energia?

 

Nada é mais confortável do que entender nosso potencial energético e físico de gasto. Que pelo menos 180 minutos de atividade semanal essencial para melhorar o condicionamento físico, além da capacidade cognitiva, não é novidade.

Agora, a ciência se dedica a estudar os efeitos de cada atividade no gasto calórico e no emagrecimento.

O que nos faz gastar mais energia? Uma corrida contínua de 7km com intensidade moderada ou prática de tiro a 4km com alta intensidade? Consideramos alta intensidade aquelas atividades que atingem em média 75% de nossa frequência cardíaca máxima ou que requerem altas taxas de Vo² (consumo de oxigênio).

Evidências científicas demonstram que corridas curtas e rápidas queimam mais e ainda aumentam o gasto calórico no pós-treino (mais do que corridas lentas).

Em um estudo publicado no British Journal of Sports Medicine, foram analisados ​​dados de 1.012 pessoas. Eles compararam os efeitos do treinamento intervalado com exercícios de intensidade moderada por pelo menos quatro semanas.

o treinamento de tiro com intervalo foi mais eficaz. Em comparação, aqueles que fizeram algum tipo de treinamento intervalado perderam cerca de 29% a mais de peso e obtiveram um gasto energético maior por exercício.

Principal fator responsável pela adaptação metabólica a essa forma de exercício, que estimula a manutenção do gasto energético mesmo após a interrupção da atividade física.

É importante lembrar que a intensidade e o desgaste também exigem a recuperação do corpo. Quando fazemos um treinamento de velocidade muito forte, idealmente precisaremos de dois a três dias de recuperação antes de fazer outro, para evitar lesões por sobrecarga ou tensão muscular.

O treinamento de intensidade não é apenas corrida, podemos usar a mesma ideia para esportes individuais e coletivos.

Dos esportes individuais, correr e pular cordas são, sem dúvida, os mais intensos. Uma hora dessas atividades pode gastar até 800 calorias. E se nos adaptarmos à prática de tiro, podemos atingir esse objetivo em menos tempo.

Nos esportes coletivos, o futebol e o tênis são os mais extenuantes, chegando a 650 calorias. Da mesma forma, a intensidade do trabalho afeta o tempo gasto em esportes.

Dependendo do nosso objetivo, desempenho versus perda de peso, essas dicas podem ajudá-lo a planejar seus treinos e alcançar seu objetivo mais rápido. E lembre-se de combinar uma boa alimentação e hidratação contínua. Não deixe seu corpo ficar parado, concentre-se na atividade!

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