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Cinco maneiras de aumentar a serotonina no corpo e se sentir mais feliz

Entre as estratégias, a alimentação é fundamental para a produção de serotonina

23/09/2020 09h45 Atualizada há 1 mês
Por: Redação Fonte: TuaSaude
Cinco maneiras de aumentar a serotonina no corpo e se sentir mais feliz

Podemos aumentar a quantidades de serotonina no corpo por meio de estratégias como atividade física, massagens ou adoção de uma dieta mais saudável e balanceada, rica em triptofano. Porém, nos casos em que essas medidas não sejam suficientes, o uso de suplementos pode ser indicado.

A serotonina é um neurotransmissor produzido a partir do aminoácido triptofano e está relacionado a diversas funções no organismo, como regular o sono e a temperatura corporal, promover bom humor e sensação de bem-estar e melhorar as funções cognitivas.

É importante que os níveis de serotonina sejam adequados para o bom funcionamento do corpo. Aqui estão algumas maneiras que podem ajudar a aumentar a serotonina no corpo:

1. Pratique atividades físicas

A prática de atividades físicas aumenta os níveis de serotonina, pois favorece a produção e liberação de triptofano.

Ao se exercitar regularmente ou em alta intensidade, a produção do neurotransmissor é estimulada. Os exercícios aeróbicos, como corrida, natação, caminhada ou dança, geralmente são os mais adequados.

2. Tome banhos de sol diariamente

Expor-se ao sol diariamente também aumenta a circulação de serotonina no corpo. A exposição ao sol promove a produção de vitamina D, que tem impacto direto no metabolismo do triptofano e, consequentemente, na produção de serotonina.

É indicado que a pessoa fique exposta ao sol entre 10 e 15 minutos por dia, de preferência nos horários menos quentes.

3. Alimentos ricos em triptofano

Os alimentos são essenciais para a produção de serotonina. Alimentos como queijo, salmão, ovos, banana, abacate, nozes, nozes e cacau, por exemplo, são ricos em triptofano.

4. Atividades de relaxamento

Atividades como meditação e ioga também podem ajudar a aumentar os níveis de serotonina, pois, praticando-as, é possível regular os sinais nervosos e melhorar o desempenho dos neurotransmissores.

Além disso, como essas atividades promovem a redução da ansiedade e do estresse, ajudam a regular os níveis de cortisol, que tem ação contra a serotonina.

Outra forma de promover o aumento dos níveis de serotonina é por meio de massagens.

5. Uso de suplementos

Quando as estratégias naturais não são suficientes para aumentar a serotonina, o uso de suplementos pode ser indicado.

Alguns dos suplementos que podem ser indicados são o 5-HTP, que pode atingir facilmente o sistema nervoso e induzir a produção de serotonina, e o suplemento de triptofano, quando não é possível obter as quantidades ideais desse aminoácido pela alimentação.

É importante que o uso de suplementos seja indicado pelo médico ou nutricionista de acordo com a necessidade da pessoa. 

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