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Saúde Recuperação

Exercício quando você tem uma lesão

Mantenha a sua atividade com segurança

15/09/2020 09h44 Atualizada há 2 semanas
Por: Redação
Exercício quando você tem uma lesão

Se você se exercita ou pratica um esporte regularmente, provavelmente exagerou e foi afastado devido a uma lesão pelo menos uma vez. Por mais que você tente evitar se machucar , pode acontecer com qualquer pessoa.

Embora seja importante dar ao seu corpo a chance de se curar adequadamente, com um pouco de planejamento, bom senso e a aprovação do seu médico, é possível - e mais saudável! - manter uma rotina de exercícios durante a recuperação. Embora você precise proteger a área lesada, o resto do seu corpo deve continuar se movendo.

Lesão vs. Dor

Embora seja, obviamente, importante ouvir seu corpo, é possível que você pense que sofreu uma lesão quando na verdade está apenas dolorido, o que pode afetar o que é seguro fazer em termos de exercícios.

Alguma dor após o exercício é esperada, especialmente quando você está começando. Dor muscular de início retardado (DMIT) surge um ou dois dias após o treino. Quando a DMIT se instala, você pode se preocupar com uma lesão, mas essa dor geralmente é a resposta do seu corpo a um novo tipo de exercício, um treino especialmente pesado, ou malhar quando você não está aquecido o suficiente.

A DOMS geralmente pode ser tratada com medicamentos antiinflamatórios, repouso e algo para acalmar os músculos, como um banho quente. Os exercícios geralmente não precisam ser limitados por razões de segurança se você quiser se manter ativo, embora possa ser desconfortável e o descanso possa ser exatamente o que você precisa para obter o máximo do próximo treino.

Exercício com uma lesão

Quando você tem uma lesão verdadeira, o que é aconselhável dependerá inteiramente do seu caso. Antes de continuar ou iniciar um plano de exercícios, consulte seu médico para se certificar de que sua lesão seja prontamente diagnosticada e tratada. Em seguida, você pode trabalhar com seu provedor para encontrar uma rotina que promova a cura, mas não corra o risco de piorar a lesão. Saiba, entretanto, que alguns ferimentos podem exigir que você faça uma pausa completa nas atividades.

Ouça o seu médico

O conselho do seu médico sobre exercícios com uma lesão dependerá da localização, natureza, gravidade da lesão e também de sua saúde geral.

Seu médico pode recomendar que você troque os exercícios que faz atualmente por novos, continue com sua rotina de uma forma modificada (por exemplo, use pesos mais leves ou trabalhe em mais dias de descanso), ou mesmo pare totalmente certos tipos de atividades até que sua condição melhore .

Seu médico pode ajudar a orientar um programa de treinamento de resistência para ajudá-lo a permanecer forte durante a recuperação. Além de fazer recomendações sobre atividades, ele pode encaminhá-lo a um fisioterapeuta que pode sugerir exercícios para curar sua lesão e ajudar a fortalecer o resto de seu corpo.

Modifique com sabedoria

Se você tiver uma lesão no joelho, por exemplo, pode ser aconselhado a evitar exercícios cardiovasculares ou rotinas de força para a parte inferior do corpo. No entanto, a menos que seja aconselhado de outra forma, você ainda pode trabalhar na parte superior do corpo . Tente mudar para uma rotina de exercícios sentados. Pense nisso como um desafio descobrir como se exercitar sentado ou deitado, pois isso não pressionará a articulação ou o músculo lesionado.

Da mesma forma, se você tiver uma lesão na parte superior do corpo, como ombro ou cotovelo, tente se concentrar em exercícios para a parte inferior do corpo durante a cura. Você também pode modificar sua rotina pulando exercícios que exijam o uso da parte lesionada do corpo. Se você machucou o braço, por exemplo, não use pesos de mão por alguns dias.

Se sua parte inferior do corpo estiver machucada, troque a esteira ou as máquinas de perna por aquelas que se concentram na força da parte superior do corpo. Mais uma vez, peça sugestões ao seu médico e / ou fisioterapeuta sobre o que é melhor para a sua situação.

Não trabalhe com a dor

Resista à tentação de voltar à sua rotina normal, mesmo que esteja se sentindo melhor. Pare se sentir dor na parte lesionada do corpo ou em algum lugar novo - mesmo que isso aconteça durante os exercícios recomendados pelo médico ou fisioterapeuta.

Se a dor estiver piorando ou você desenvolver uma nova dor, converse com seu médico ou fisioterapeuta. Se a dor continuar ou começar enquanto você está em um treino modificado, você poderá resolvê-la simplesmente passando para um exercício diferente. No entanto, em alguns casos, pode ser melhor simplesmente parar - especialmente se a lesão estiver dificultando o uso da forma adequada.

Dê a si mesmo tempo para se recuperar

Pular um treino para permitir que seu corpo se cure de uma lesão pode ser frustrante, mas continuar pode prolongar a recuperação completa e piorar a lesão. Se o seu médico recomendar descanso, leve isso a sério. Descanse quando seu corpo disser que precisa.

Proteger: após uma lesão, proteja o músculo ou a articulação com descanso e dispositivos auxiliares conforme necessário (como muletas ou uma cinta).

Carregamento ideal: Enquanto ainda protege a área lesada, comece a movê-la suavemente após alguns dias de descanso. Em seguida, aumente gradualmente o movimento e a intensidade.

Gelo: o gelo pode ser útil para reduzir a dor. Converse com seu fisioterapeuta sobre o que é melhor para sua lesão específica.

Compressão: Envolva a área com uma bandagem elástica para ajudar a reduzir o inchaço.

Elevação: use um travesseiro, pufe ou bloco para manter elevada a área lesionada.

Algumas lesões podem ser tratadas com um envoltório, cinta ou tala. É importante que qualquer dispositivo de suporte que você use se ajuste adequadamente. Peça recomendações ao seu médico, fisioterapeuta ou treinador.

Previna lesões futuras

Dedicar algum tempo para avaliar sua rotina e identificar por que a lesão ocorreu o ajudará a prevenir lesões futuras. Faça a si mesmo essas perguntas e faça as modificações que julgar necessárias; um personal trainer pode ajudar a fazer essas ligações.

Você poderia ter se beneficiado de um levantamento com um observador ?

Você se esforçou demais?

Você estava levantando com má forma?

Você foi aquecido o suficiente?

Dê uma olhada nos tipos de exercícios que você também faz; você pode estar dando atenção demais a uma área do corpo. O treinamento cruzado é um aspecto importante de uma rotina de exercícios completa. Certifique-se de alternar entre várias formas de exercícios que fortaleçam diferentes áreas.

Embora uma lesão nunca seja desejada, ela pode lembrá-lo de algumas lições importantes:

Evite o treinamento excessivo : quando seus músculos estão cansados, eles não podem apoiar e proteger seus ligamentos e tendões. Músculos fracos podem levar a lesões por overtraining . Dê a si mesmo dias regulares de descanso e recuperação.

Mantenha a flexibilidade e o equilíbrio : os músculos tensos causam desequilíbrios que podem causar lesões. Por exemplo, se seus quadríceps (parte anterior da perna) são mais fortes do que seus isquiotibiais (parte posterior da perna), você corre o risco de distender ou romper seus isquiotibiais.

Fortaleça todo o seu corpo : certifique-se de incorporar o treinamento regular com pesos em sua rotina semanal. O fortalecimento de todos os grupos musculares reduz os desequilíbrios que levam outros músculos a supercompensar.

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