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Saúde Cognitivo

Os suplementos de memória realmente funcionam?

Alguns afirmam que vão aumentar sua capacidade intelectual, mas leia isto antes de gastar

09/09/2020 14h57 Atualizada há 3 meses
Por: Redação Fonte: Consumer Reports
Os suplementos de memória realmente funcionam?

Os sinais de perda de memória podem ser confusos e assustadores: chaves perdidas, um nome de rua esquecido, aquela tarefa da qual você de repente não consegue se lembrar. Não é de admirar que, de acordo com o Nutrition Business Journal, as vendas de suplementos anunciados como estimuladores da memória quase dobraram nos últimos anos

Mas, de acordo com uma revisão de estudos, há poucas evidências de que tais produtos possam prevenir ou atrasar lapsos de memória, comprometimento cognitivo leve ou demência em adultos mais velhos. Na verdade, diz Pieter Cohen, MD, professor associado de medicina na Harvard Medical School, alguns podem fazer mais mal do que bem.

Aqui, o que a ciência diz sobre tomar suplementos para a saúde do cérebro e o que você deve fazer em seu lugar.

O que os estudos revelam

Alguns dos suplementos mais populares comercializados para melhorar a memória são os óleos de peixe (ácidos graxos ômega-3); Vitaminas B, como folato, B6 e B12; e extrato de ginkgo biloba, feito das folhas secas de uma árvore ginkgo. Mas décadas de pesquisa ainda precisam demonstrar seus benefícios.

Um estudo publicado no The Lancet Neurology em 2012, por exemplo, descobriu que entre 2.854 idosos com queixas de memória, aqueles que tomaram ginkgo biloba extrair duas vezes por dia, durante cinco anos não tinham menos casos de doença de Alzheimer do que aqueles que tomaram um placebo.

Quanto ao óleo de peixe, alguns estudos descobriram que pessoas com dietas ricas em ômega-3 - que são encontrados em peixes gordurosos como o salmão - podem ter um risco menor de demência . Mas benefícios semelhantes não estão relacionados a suplementos: uma revisão de dados de milhares de adultos mais velhos em 2012 descobriu que aqueles que tomaram suplementos de ácido graxo ômega-3 não tiveram menos diagnósticos de demência ou melhores pontuações em testes de memória de curto prazo do que aqueles que tomaram um placebo.

As vitaminas B não têm se saído melhor. Uma revisão de estudos de 2015 descobriu que a suplementação com B6, B12 e / ou ácido fólico falhou em desacelerar ou reduzir o risco de declínio cognitivo em idosos saudáveis ​​e não melhorou a função cerebral em pessoas com declínio cognitivo ou demência.

Especialistas também recomendam evitar combinações de marca de "aumento de memória".

Uma falta de regulamentação

Um relatório de 2017 do Government Accountability Office (GAO) analisou centenas de anúncios que promovem suplementos para melhorar a memória online e identificou 27 fazendo o que parecia ser alegações ilegais sobre o tratamento ou prevenção de doenças como a demência.

Mas mesmo as reivindicações legais que sugerem que os suplementos irão melhorar, impulsionar ou aprimorar a sua memória " não precisa ter nenhum dado para justificá-los", diz Lon Schneider, MD, professor de psiquiatria e ciências comportamentais na Keck School of Medicine na University of Southern California. (“... Os suplementos dietéticos não podem curar, mitigar, tratar ou prevenir Alzheimer, demência ou qualquer doença”, disse uma declaração do Conselho de Nutrição Responsável, um grupo da indústria, em resposta ao relatório do GAO.)

Os suplementos também são vagamente regulamentados e alguns podem até conter ingredientes não divulgados ou medicamentos prescritos. Muitos interagem ( às vezes perigosamente ) com medicamentos - ginkgo biloba, por exemplo, nunca deve ser combinado com anticoagulantes, remédios para pressão arterial ou antidepressivos SSRI. “Não se deixe enganar pelo exagero”, diz Marvin M. Lipman, MD, consultor médico chefe da CR. “Eles não são apenas um desperdício de dinheiro, mas alguns também podem ser prejudiciais.”

3 estratégias para tentar

Faça um treino cerebral. Melhorar as habilidades de raciocínio e memória - aprender um novo idioma, por exemplo - pode ajudar a atrasar ou diminuir o declínio . Um teste de 10 anos descobriu que esse treinamento (embora não seja “jogos cerebrais” computadorizados) pode ajudar a aumentar a velocidade de processamento cognitivo e aprimorar as habilidades de raciocínio.

Exercite seu corpo. Um estudo estimou que um milhão de casos de doença de Alzheimer nos Estados Unidos se deviam ao sedentarismo. Vários estudos descobriram que a atividade física - caminhada, levantamento de peso, ioga ou tai chi, por exemplo - pode atrasar ou desacelerar o declínio cognitivo, mas não evitá-lo.

Gerenciar a pressão arterial. A redução da pressão arterial reduz drasticamente o risco de doenças cardíacas e derrames, que são fatores de risco para perda de memória.

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