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Dieta & Suplementação Dia da nutricionista

Uma dieta balanceada é uma dieta saudável

No centro de uma dieta balanceada estão todos os alimentos que nos fornecem os nutrientes essenciais

31/08/2020 10h30
Por: Redação
Uma dieta balanceada é uma dieta saudável

Uma dieta bem equilibrada consiste em todos os alimentos essenciais necessários ao nosso corpo para obter energia e nutrientes para o crescimento e a reparação. Aqui está um resumo sobre por que uma dieta balanceada é importante e como dieta e saúde estão conectadas.

O que define uma dieta equilibrada?

Uma dieta balanceada para uma boa saúde, por definição, consiste em diferentes variedades de alimentos que oferecem todos os carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e minerais essenciais que nosso corpo necessita para um funcionamento saudável. Aqui estão 5 maneiras pelas quais uma dieta balanceada beneficia nosso corpo:

1. Crescimento e Desenvolvimento

O corpo está em constante processo de crescimento e recuperação. Necessita de nutrientes na forma de proteínas, vitaminas e minerais para formar novas células. Uma dieta equilibrada envolve porções de frutas e vegetais e proteína magra de fontes como carnes magras, nozes e grãos inteiros.

2. Controle de peso

Uma dieta bem balanceada também pode ajudar no controle de peso em pessoas que estão acima do peso ou que estão trabalhando para manter um peso estável. Essa dieta envolve alimentos com poucas calorias, ricos em nutrientes e fibras, que satisfazem a fome sem as calorias extras.

3. Fornece energia

Uma caloria é uma unidade de energia obtida dos alimentos. Alimentos com mais calorias fornecem energia para ficar alerta e funcionando o dia todo. No entanto, a ingestão de mais calorias do que o necessário pode causar ganho de peso.

4. Constrói imunidade

Alimentos ricos em vitaminas como A, C, E, selênio e potássio são essenciais para a construção de um sistema imunológico robusto que pode combater infecções para mantê-lo saudável.

5. Melhora o bem-estar mental

Além de torná-lo forte e melhorar sua imunidade, dietas balanceadas compostas de peixes, carnes de alta qualidade, grãos inteiros, frutas e vegetais podem melhorar a saúde mental.

Quais são as vantagens de ter uma dieta equilibrada?

A escolha de uma dieta balanceada é o primeiro passo para um estilo de vida feliz e saudável.

Vitaminas e minerais são vitais para manter a imunidade e o crescimento saudáveis.

Dietas saudáveis ​​podem proteger o corpo de doenças não transmissíveis relacionadas ao estilo de vida, como diabetes, obesidade, doenças cardiovasculares, problemas esqueléticos e muitos tipos de câncer.

Dietas balanceadas, junto com o combate à obesidade, ajudam a manter o peso corporal ideal.

Por que uma dieta balanceada é importante para as crianças?

Como as crianças estão crescendo continuamente, uma dieta balanceada que inclua todos os nutrientes essenciais é vital para o seu desenvolvimento. A falta dele pode levar a doenças de deficiência, crescimento atrofiado e marcos atrasados.

Sua dieta influencia tudo, desde as funções cerebrais das crianças aos padrões de comportamento. Também é fundamental prevenir uma série de doenças infantis, como obesidade e diabetes .

Vitaminas como a vitamina C são importantes para a construção da imunidade e formação de colágeno, que é uma proteína necessária para tornar os ossos, articulações, pele e vasos sanguíneos saudáveis. A vitamina B é essencial para o ciclo de energia do corpo, juntamente com construção e reparo.

Minerais como o cálcio são essenciais para o desenvolvimento dos ossos, dentes e outras funções do corpo. O iodo é necessário para o desenvolvimento do cérebro , concentração e capacidade de aprendizagem. O zinco é necessário para o crescimento e desenvolvimento normais, juntamente com boas funções imunológicas.

A importância de uma dieta balanceada para as crianças pode ser vista no contraste entre crianças saudáveis ​​que crescem recebendo todos os nutrientes e crianças com distúrbios de deficiência e crescimento atrofiado devido à falta de alimentos nutritivos.

Importância da dieta balanceada durante a gravidez

As mulheres grávidas não comem apenas para a nutrição de seus próprios corpos, mas também para o crescimento e desenvolvimento de seus bebês. Por causa disso, suas necessidades de energia (macronutrientes) e de vitaminas e minerais (micronutrientes) aumentam. Por exemplo, a necessidade de energia das mulheres aumenta em 240 calorias por dia durante o segundo trimestre e 453 calorias por dia durante o terceiro trimestre para apoiar o crescimento fetal. Suas necessidades de ferro aumentaram em 975 miligramas para produzir todo o sangue extra necessário para nutrir o bebê. Uma dieta equilibrada composta por carnes magras, vegetais, frutas, nozes, grãos inteiros, laticínios e gorduras saudáveis ​​contém todos os nutrientes essenciais necessários para nutrir o feto em crescimento.

O que constitui uma dieta equilibrada?

No centro de uma dieta balanceada estão todos os alimentos que nos fornecem os nutrientes essenciais. Eles incluem:

1. Proteína

A proteína é necessária para o crescimento e reparação do corpo. É abundantemente encontrado em produtos de origem animal e menos densamente encontrado em derivados de plantas.

Como isso ajuda

É necessário para o crescimento dos músculos, cabelos, para reparar o corpo em caso de lesões e quaisquer outros processos físicos.

Quanto consumir

A necessidade média para mulheres é de 45g, e a média para homens é de 55,5g por dia. Esse número se aplica a indivíduos altamente funcionais que têm dias repletos de atividades.

Fontes

Algumas das fontes ricas incluem carne, frango, ovos, frutos do mar, leguminosas, produtos de soja e nozes.

2. Frutas e vegetais

Eles são essenciais para fornecer ao corpo nutrientes que os produtos de origem animal carecem.

Como isso ajuda

Frutas e vegetais oferecem vitaminas, minerais, fibras e algumas proteínas que são importantes para o corpo. Eles são necessários para manter as doenças sob controle.

Quanto consumir

O recomendado é pelo menos 5 porções por dia, com cada porção consistindo de frutas e vegetais diferentes de cores diferentes.

Fontes

Eles podem ser consumidos como lanches entre as refeições para melhor absorção. Sucos de frutas e vitaminas também são uma ótima maneira de adicioná-los à dieta.

3. Laticínios

Os produtos lácteos são derivados de animais de fazenda e envolvem leite, queijo, iogurte etc.

Como isso ajuda

Os produtos lácteos são ricos em cálcio, proteínas e bactérias boas que melhoram nossa digestão. O cálcio é necessário para manter dentes e ossos saudáveis ​​e para o desenvolvimento do esqueleto fetal em mulheres grávidas.

Quanto consumir

A ingestão recomendada de laticínios é de três porções diárias. Crianças e adolescentes precisam de mais produtos lácteos, pois estão em rápido crescimento.

Fontes

Iogurte, leite, queijo fresco, queijo, etc. são alguns dos principais produtos lácteos.

4. Carboidratos

Estes são alimentos que fornecem energia.

Como isso ajuda

Os carboidratos são necessários para liberar energia em nosso corpo ao longo do dia para nossas atividades.

Quanto consumir

Os carboidratos devem ser ingeridos com todas as refeições.

Fontes

Batatas, cereais de trigo integral, arroz, pão de trigo integral, nozes, feijão, lentilhas.

5. Alimentos gordurosos

Alimentos gordurosos são essenciais para muitas funções corporais.

Como isso ajuda

As gorduras são essenciais para o transporte de vitaminas como a vitamina A, D, E e K através do corpo. Os ácidos graxos essenciais também são importantes para o cérebro.

Quanto consumir

Idealmente, as gorduras devem representar cerca de 35% de sua ingestão total de energia.

Fontes

Laticínios, nozes, peixes grelhados e carnes magras.

Como incentivar seu filho a fazer uma dieta balanceada

Seja um modelo para eles. As crianças imitam os adultos e, quando veem você se alimentando de maneira saudável, é provável que o sigam.

Ensine hábitos alimentares saudáveis ​​desde a infância e evite alimentos gordurosos e viciantes, tanto quanto possível.

Faça lanches saudáveis ​​e guloseimas para eles todos os dias, como biscoitos integrais, maçãs fatiadas, palitos de cenoura, passas etc.

Não os force a comer o que não gostam; em vez disso, incentive a ingestão de pessoas que não gostam como recompensa, como um lanche de que gostem.

Envolva-os no cultivo de vegetais ou frutas, se tiver espaço para isso. É mais provável que queiram comer algo que se esforçaram para produzir.

1. Quais são as consequências de uma dieta desequilibrada?

Dietas desequilibradas podem causar desnutrição e doenças por deficiência.

2. E se meu filho for exigente e não comer o que precisa para crescer?

Faça lanches com alimentos que ele evita e que pareçam deliciosos (e saborosos também). Sirva smoothies de frutas com pequenas porções de vegetais misturados.

3. E se eu não gostar de vegetais?

Você sempre pode juntar grupos de vegetais de que não gosta com os que você faz em uma porção e comê-los juntos para aliviar sua antipatia.

Ter uma alimentação equilibrada é a forma ideal de adquirir todos os nutrientes vitais de que o seu corpo necessita e é a chave para um estilo de vida saudável.

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