Sábado, 19 de Setembro de 2020 11:56
67984690667
Saúde Dieta saudável

Vitamina C: melhores fontes de alimentos, por que você precisa e muito mais!

A melhor fonte de vitamina C vem de frutas e vegetais

10/08/2020 11h25 Atualizada há 1 mês
Por: Redação
Vitamina C: melhores fontes de alimentos, por que você precisa e muito mais!

Comer algumas frutas cítricas todos os dias excederá sua Dieta Diária Recomendada (RDA) para vitamina C ou ácido ascórbico. Para homens com 19 anos ou mais, a RDA é de 90 mg; para as mulheres, é de 75 mg .

Então, há algum benefício em tomar um suplemento de vitamina C, já que o corpo apenas absorve a vitamina C de que precisa?

Se sua dieta já inclui algumas porções de frutas e vegetais todos os dias, pode não ser necessário tomar um suplemento de vitamina C separado. Qualquer excesso é excretada na urina. De facto, a ingestão de mais de 2000 mg de vitamina C, a cada dia pode causar náusea, diarreia e pedras nos rins, o referido farmacêuticos de retalho Farmácia no Changi G eral Hospital (CGH), um membro de o SingHealth grupo.

Tudo sobre vitamina C

Nossos corpos não produzem ou armazenam a vitamina C solúvel em água. Precisamos reabastecer nosso suprimento de vitamina C todos os dias - e a melhor fonte é de frutas e vegetais.

Melhores fontes alimentares de vitamina C

Frutas cítricas como laranja, kiwi, limão, goiaba, toranja e vegetais como brócolis, couve-flor, couve de Bruxelas e pimentão são fontes naturais ricas de vitamina C. Outras frutas ricas em vitamina C incluem mamão, melão e morangos.

Uma xícara de pimentão cru fornecerá 117 mg de vitamina C, que excede a RDA para homens e mulheres. Uma combinação de kiwi (75 mg de vitamina C) e um vegetal fornecerá toda a vitamina C de que você precisa em um dia.

Por que você precisa de vitamina C

Ela protege suas células dos danos dos radicais livres

A vitamina C é um poderoso antioxidante que protege as células de serem danificadas pelos radicais livres produzidos pela fumaça do cigarro, poluição do ar, luz solar excessiva e metabolismo normal. Acredita-se que os radicais livres tenham um papel importante no envelhecimento rápido e em doenças como câncer e doenças cardíacas.

É necessário para fazer colágeno

A vitamina C é essencial para a síntese de colágeno, que é necessária para apoiar o crescimento de novos tecidos. Promove uma pele saudável, bem como a cicatrização de cortes e feridas. O colágeno também é encontrado nos tecidos conjuntivos de gengivas, ossos, músculos, cartilagem e vasos sanguíneos saudáveis.

Melhora a absorção de ferro

A vitamina C aumenta a absorção do ferro não heme encontrado em vegetais, frutas e nozes.

Potenciais interações com vitamina C

Doses excessivas de vitamina C por excesso de suplementação podem interferir com certos medicamentos ou condições.

O excesso de ácido ascórbico ou vitamina C (2.000 mg / dia) pode aumentar a quantidade de alumínio absorvida dos compostos de alumínio. Pacientes com insuficiência renal em uso prolongado de compostos contendo alumínio devem evitar altas doses de suplementos de vitamina C.

A administração simultânea de estrogênio e grandes doses de vitamina C (1g por dia) pode aumentar os níveis de estrogênio, portanto, a suplementação de altas doses de vitamina C deve ser evitada. Mulheres em terapia com estrogênio não devem variar substancialmente a ingestão de suplementos de vitamina C.

Pacientes com diabetes, cálculos renais ou disfunção renal devem evitar o uso prolongado de suplementos de vitamina C em altas doses.

Você deve sempre conversar com seu médico antes de tomar qualquer suplementação de vitamina C em altas doses a longo prazo, especialmente se você tiver quaisquer outras condições médicas subjacentes.

Sinais de deficiência de vitamina C

A deficiência de vitamina C é rara, mas seus sinais são sangramento nas gengivas, hematomas fáceis, pele seca e escamosa, fraqueza muscular e dores nas articulações e nos músculos.

Em casos extremos, a deficiência de vitamina C pode levar ao escorbuto, uma doença caracterizada por sangramento, hematomas, anemia e fraqueza. Tal caso, envolvendo uma mulher de 37 anos com transtornos obsessivo-compulsivos e alimentares subjacentes, foi realmente relatado no Singapore Medical Journal em 2006.

A deficiência de vitamina C também pode prejudicar a cicatrização de feridas. Pacientes se recuperando de ferimentos, cirurgias, queimaduras e feridas podem se beneficiar do uso de um suplemento de vitamina C em curto prazo, pois pode promover o processo de cicatrização.

Ao comprar suplementos, os consumidores devem procurar produtos de fontes confiáveis ​​para garantir qualidade e segurança e avaliar cuidadosamente as alegações de saúde do fabricante.

Referências:

Mayo Clinic

Harvard School of Medicine

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.