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Saúde Saúde do coração

Atividade física após um ataque cardíaco

Descubra o que você precisa saber para retornar aos exercícios físicos

10/08/2020 11h13
Por: Redação Fonte: Heart Foundation
Atividade física após um ataque cardíaco

Depois de um ataque cardíaco, é normal se preocupar com os exercícios que você pode ou não fazer. Manter-se fisicamente ativo é importante para o coração e a saúde geral. Isso irá acelerar sua capacidade de retornar às atividades normais, reduzir suas chances de ter outro ataque cardíaco e ajudá-lo a se sentir mais saudável e ter mais energia.

Um ótimo lugar para começar a atividade física após um ataque cardíaco é em um programa de reabilitação cardíaca (reabilitação cardíaca). A reabilitação cardíaca freqüentemente envolve atividade física e a prescrição de exercícios seguros e personalizados para melhorar a saúde cardíaca. Antes de se tornar ativo, converse com seu médico, enfermeiro, profissional de saúde ou equipe de reabilitação cardíaca. Você precisará de conselhos sobre como começar as atividades novamente e se controlar.

O que você pode fazer logo após um ataque cardíaco?

Muitas vezes, você pode retornar às suas atividades normais algumas semanas após ter um ataque cardíaco. Isso depende de sua saúde e nível de atividade antes do ataque cardíaco, e dos danos causados ​​por ele. Seu médico discutirá quais atividades você pode fazer em casa antes de sair do hospital.

Algumas pessoas precisam de apoio para voltar a uma vida independente. Você pode precisar de cuidados em sua casa, para ajudar com as refeições, limpeza e banho, compras, transporte e manutenção da casa. Fale com o seu médico ou assistente social para saber que tipo de ajuda está disponível.

É importante seguir o conselho do seu médico e aumentar lentamente a sua atividade. Uma ótima maneira de começar é fazendo atividades leves e cotidianas, como cozinhar e caminhar pela casa.

Evite fazer tarefas domésticas mais pesadas, como varrer, aspirar ou aparar a grama até que seu médico diga que está tudo bem.

Você pode desenvolver adicionando gradualmente outras atividades, conforme se sentir capaz. Certifique-se de que não sente dor ou desconforto ao adicionar novas atividades. Você deve tentar sentar-se menos a cada dia.

Assim que estiver gerenciando as atividades diárias, ir para a reabilitação cardíaca é uma ótima maneira de colocar seu condicionamento físico de volta nos trilhos.

Dicas importantes para atividade física

Fale com o seu médico, enfermeiro, trabalhador de saúde ou membro da equipa de reabilitação cardíaca para se certificar de que o seu exercício é seguro e adequado.

Pare e descanse se uma atividade lhe causar dor ou se ficar muito cansado, com tonturas ou falta de ar.

Leve o seu celular com você, caso se sinta indisposto e precise pedir ajuda.

Se lhe foi prescrito um medicamento para a angina, mantenha-o consigo durante o exercício.

Não faça exercícios logo após comer ou beber álcool.

Beba água antes e depois do exercício (para repor a água perdida na forma de suor).

Que tal caminhar?

Você sabia que caminhar é uma ótima maneira de se exercitar? Caminhar é adequado para pessoas de todas as idades e níveis de condicionamento físico. Isso pode ser feito em qualquer lugar e, melhor ainda, é grátis!

Andar provou que:

 Ajuda a controlar o peso, a pressão arterial e o colesterol

Reduza o risco de desenvolver alguns tipos de câncer

Mantenha sua densidade óssea, reduzindo o risco de osteoporose e fraturas

Melhore o equilíbrio e a coordenação, reduzindo o risco de quedas e lesões.

Dicas importantes para caminhar

Comece devagar e não se esforce demais. Após um ataque cardíaco, você pode começar caminhando de 5 a 10 minutos por dia e aumentar lentamente até 30 minutos ao longo de várias semanas.

Comece com uma caminhada fácil pela casa ou pela rua. Certifique-se de que o terreno seja plano. Caminhe em um ritmo confortável. Você deve ser capaz de falar sem sentir falta de ar. Se você não se sentir bem o suficiente para andar um dia, deixe seu corpo descansar. Não há problema em perder uma caminhada naquele dia.

Comece com um objetivo, como caminhar até a loja local ou dar uma volta no quarteirão. À medida que você começar a se sentir melhor e mais em forma, aumente a intensidade para começar a "soprar" um pouco. Lembre-se de aquecer e esfriar durante os primeiros e últimos 5 minutos de sua sessão. O aquecimento é importante para evitar que você se machuque. O resfriamento reduz sua freqüência cardíaca lentamente.

Você pode subir as escadas?

Se houver escadas onde você mora, poderá subi-las lentamente ao voltar do hospital.

Esteja ciente de que subir as escadas consome mais energia, portanto, tome um tempo e descanse se for necessário. Aumente gradualmente o número de escadas que você sobe e a rapidez com que você as sobe.

Que tal praticar esportes?

É importante participar de atividades e esportes que você goste. À medida que seu condicionamento físico e sua confiança aumentam, você deve ser capaz de iniciar atividades como dançar, andar de bicicleta, nadar, jogar golfe e jogar boliche novamente.

Sempre pergunte ao seu médico, enfermeiro, profissional de saúde ou equipe de reabilitação cardíaca sobre a prática de esportes específicos ou outras atividades físicas. Seu médico pode recomendar que você fique longe de alguns esportes competitivos.

E quanto ao levantamento de pesos e treinamento de resistência?

O levantamento de pesos e o treinamento de resistência melhoram a massa e a força muscular. Fale sempre com o seu médico, enfermeiro, profissional de saúde ou equipa de reabilitação cardíaca antes de iniciar qualquer exercício de fortalecimento muscular. Eles lhe darão conselhos sobre quais pesos são adequados e seguros para você levantar.

Você pode melhorar sua força em casa levantando pesos leves, como latas de comida enlatada ou sacos de arroz. Você também pode levantar o peso corporal fazendo exercícios como estocadas, agachamentos ou flexões. Como em qualquer atividade, comece devagar e aumente gradualmente.

Como guia, comece com 10 repetições de um peso leve que você possa levantar facilmente. Você pode aumentar isso gradualmente ao longo do tempo até atingir 20 repetições.

Você deve respirar normalmente ao levantar pesos ou realizar outras atividades de levantamento, como carregar compras pesadas ou uma cesta de roupas molhadas. Nunca prenda a respiração ao levantar pesos, mesmo os leves. O esforço de levantar pesos pode aumentar sua pressão arterial.

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