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Saúde Cuidados especiais

Exercício pode retardar o envelhecimento cerebral em 4 anos

O exercício frequente, como caminhar, nadar e dançar, foi associado a menos encolhimento cerebral em adultos mais velhos

07/08/2020 11h34
Por: Redação
Exercício pode retardar o envelhecimento cerebral em 4 anos

Um estudo usou exames de ressonância magnética (RM) para medir o cérebro de pessoas com vários níveis de atividade, incluindo aqueles que estavam inativos para aqueles que eram muito ativos. As varreduras mostraram que pessoas menos ativas tinham menor volume cerebral.

"Esses resultados são empolgantes, pois sugerem que as pessoas podem prevenir o encolhimento do cérebro e os efeitos do envelhecimento no cérebro simplesmente se tornando mais ativos", disse o autor do estudo, Yian Gu, Ph.D., da Universidade de Columbia, em Nova York. membro da Academia Americana de Neurologia. “Estudos recentes mostraram que, à medida que as pessoas envelhecem, a atividade física pode reduzir o risco de declínio cognitivo e demência. Nosso estudo usou exames cerebrais para medir os volumes cerebrais de um grupo diversificado de pessoas e descobriu que aqueles que se envolveram no terceiro nível mais alto de atividade física possuíam um volume cerebral equivalente a quatro anos mais jovem em envelhecimento cerebral do que as pessoas que estavam no grupo. terceiro nível de atividade inferior. "

O estudo envolveu 1.557 pessoas com idade média de 75 anos. Nenhuma tinha demência, mas 296 tinham comprometimento cognitivo leve e 28% tinham o gene APOE, que está associado a um maior risco de doença de Alzheimer.

Os participantes foram submetidos a exames físicos, testes de raciocínio e memória e foram questionados sobre suas tarefas diárias e outras atividades físicas. Os pesquisadores então calcularam quanto tempo e energia cada pessoa gastou nessas tarefas e atividades.

Os pesquisadores dividiram as pessoas em três grupos: aqueles que estavam inativos; aqueles que eram um tanto ativos, significando a cada semana que tinham cerca de duas horas e meia de atividade física de baixa intensidade, uma hora e meia de atividade física moderada ou uma hora de atividade física de alta intensidade; e aqueles que eram mais ativos, ou seja, a cada semana, tinham sete horas de atividade física de baixa intensidade, quatro horas de atividade física moderada ou duas horas de atividade física de alta intensidade.

Os pesquisadores revisaram as ressonâncias magnéticas cerebrais de todos os participantes e descobriram que, quando comparadas às pessoas do grupo inativo, aquelas que eram mais ativas tinham maior volume cerebral total.

Após o ajuste para idade, sexo, educação, raça / etnia e status do gene APOE, o tamanho médio do cérebro para aqueles que estavam inativos era de 871 centímetros cúbicos em comparação com 883 centímetros cúbicos para aqueles que eram mais ativos, uma diferença de 12 centímetros cúbicos ou 1,4%, ou o equivalente a quase quatro anos de envelhecimento cerebral. Os resultados permaneceram semelhantes mesmo após a exclusão de pessoas que apresentavam comprometimento cognitivo leve.

"Nossos resultados aumentam a evidência de que mais atividade física está ligada ao maior volume cerebral em pessoas mais velhas", disse Gu. "Ele também se baseia em evidências de que mover o corpo com mais frequência ao longo da vida pode proteger contra a perda de volume cerebral".

Uma limitação do estudo foi que as informações sobre atividade física dependiam da capacidade de uma pessoa de se lembrar com que frequência e por quanto tempo elas estavam ativas. Além disso, Gu observou que, devido ao design específico do estudo, este estudo não prova que o exercício evita o encolhimento do cérebro; isso mostra uma associação.

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