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Saúde Corpo saudável

Quais são os principais benefícios da natação?

Um dos maiores benefícios da natação é que ela realmente funciona em todo o corpo

31/07/2020 11h13
Por: Redação
Quais são os principais benefícios da natação?

Você deve ter ouvido falar que especialistas recomendam que os adultos recebam 150 minutos de atividade moderada ou 75 minutos de atividade vigorosa a cada semana. A natação é uma excelente maneira de trabalhar todo o corpo e o sistema cardiovascular. Uma hora de natação queima quase tantas calorias quanto a corrida, sem todo o impacto nos ossos e articulações. Há uma série de benefícios que você pode obter ao nadar regularmente. Continue lendo para aprender sobre os benefícios da natação e como incorporar a natação à sua rotina.

Benefícios

Trabalha todo o seu corpo

Um dos maiores benefícios da natação é que ela realmente funciona em todo o corpo, da cabeça aos pés. Natação:

• aumenta sua frequência cardíaca sem forçar seu corpo

• tonifica os músculos

• constrói força

• constrói resistência

Existem vários movimentos que você pode usar para adicionar variedade ao seu treino de natação, incluindo:

• bruços

• costas

• borboleta

• estilo livre

Cada um se concentra em diferentes grupos musculares, e a água fornece uma resistência suave. Não importa o curso que você nade, você está usando a maioria dos grupos musculares para mover o corpo pela água.

Trabalha seu interior também

Enquanto seus músculos estão fazendo um bom treino, seu sistema cardiovascular também está. A natação fortalece o coração e os pulmões. A natação é tão boa para você que os pesquisadores compartilham que pode até reduzir o risco de morte. Comparados com pessoas inativas, os nadadores têm cerca de metade do risco de morte. Alguns outros estudos mostraram que a natação pode ajudar na pressão arterial mais baixa e controlar o açúcar no sangue.

É apropriado para pessoas com lesões, artrite e outras condições

A natação pode ser uma opção de exercício seguro para pessoas com:

• artrite

• ferimentos

• incapacidade

• outras questões que dificultam exercícios de alto impacto

A natação pode até ajudar a reduzir parte de sua dor ou melhorar a recuperação de uma lesão. Um estudo mostrou que pessoas com osteoartrite relataram reduções significativas na dor e rigidez nas articulações e sofreram menos limitações físicas após se envolverem em atividades como natação e ciclismo.

Ainda mais interessante, houve pouca ou nenhuma diferença nos benefícios entre os dois grupos. Assim, a natação parece ter muitos dos mesmos benefícios que os exercícios em terra prescritos com frequência. Se você deseja atividades aquáticas que não sejam de natação, experimente esses impostos especiais para pessoas com artrite.

Boa opção para pessoas com asma

O ambiente úmido das piscinas internas faz da natação uma ótima atividade para pessoas com asma . Não apenas isso, mas exercícios de respiração associados ao esporte, como prender a respiração,pode ajudar você a expandir sua capacidade pulmonar e ganha controle sobre sua respiração.

Alguns estudos sugerem que a natação pode aumentar o risco de asma por causa dos produtos químicos usados ​​no tratamento de piscinas. Converse com seu médico sobre os riscos potenciais de nadar se você tem asma e, se possível, procure uma piscina que use água salgada em vez de cloro.

Benéfico para pessoas com EM também

Pessoas com esclerose múltipla (EM) também podem achar a natação benéfica. A água torna os membros flutuantes, ajudando a apoiá-los durante o exercício. A água também fornece uma resistência suave.

Em um estudo com um programa de natação de 20 semanas resultou em redução significativa da dor em pessoas com esclerose múltipla. Essas pessoas também mostraram melhorias com sintomas como fadiga, depressão e incapacidade. Saiba mais sobre a terapia da água para a EM.

Queimando calorias

A natação é uma maneira eficiente de queimar calorias . Uma pessoa de 80 kg queima aproximadamente 423 calorias por hora enquanto nada em um ritmo baixo ou moderado. Essa mesma pessoa pode queimar até 715 calorias por hora nadando em um ritmo mais vigoroso. Uma pessoa de 200 libras que pratica as mesmas atividades queimará entre 528 e 892 calorias por hora. Uma pessoa de 240 libras pode queimar entre 632 e 1.068.

Para comparar esses números com outras atividades populares de baixo impacto, a mesma pessoa de 40 kg queimaria apenas 314 calorias andando a 5,5 quilômetros por hora por 60 minutos. Yoga pode queimar apenas 183 calorias por hora. E o aparelho elíptico pode queimar apenas 365 calorias nessa hora.

Melhora o seu sono

A natação pode ter o poder de ajudá-lo a dormir melhor à noite. Em um estudo em idosos com insônia , os participantes relataram um aumento na qualidade de vida e no sono após praticar exercícios aeróbicos regulares.

Por pouco 50 por cento das pessoas idosas experimentam algum nível de insônia, portanto, são excelentes notícias. O estudo se concentrou em todos os tipos de exercícios aeróbicos, incluindo os vídeos elíptico, bicicleta, piscina e exercício.

A natação é acessível a uma grande variedade de pessoas que lidam com problemas físicos que tornam outros exercícios, como corrida, menos atraentes. Isso pode tornar a natação uma boa opção para adultos mais velhos que desejam melhorar o sono.

Melhora o seu humor

Pesquisadores avaliaram um pequeno grupo de pessoas com demência e observaram uma melhora no humor depois de participar de um programa aquático de 12 semanas. Natação e exercícios aquáticos não são apenas psicologicamente benéficos para pessoas com demência. Demonstrou-se que o exercício também melhora o humor de outras pessoas.

Ajuda a gerenciar o estresse

Pesquisadores entrevistaram um grupo de nadadores imediatamente antes e depois de nadar em uma ACM na cidade de Nova Taipei, Taiwan. Das 101 pessoas pesquisadas, 44 relataram estar levemente deprimidas e sentirem estresse relacionado à vida em ritmo acelerado. Após nadar, o número de pessoas que ainda relataram sentir-se estressado diminuiu para apenas oito.

Enquanto mais pesquisas precisam ser feitas nessa área, os pesquisadores concluem que a natação é uma maneira potencialmente poderosa de aliviar o estresse rapidamente.

Seguro durante a gravidez

As mulheres grávidas e seus bebês também podem colher algumas recompensas maravilhosas da natação. Em uma pesquisa com animais, a natação de uma mãe-rato mostrou alterar o desenvolvimento cerebral de seus filhotes. Pode até proteger os bebês contra um tipo de problema neurológico chamado hipóxia-isquemia, mas são necessárias mais pesquisas. Além dos benefícios potenciais para a criança, a natação é uma atividade que pode ser realizada nos três trimestres.

Outro estudo não mostra efeitos adversos da natação em piscinas cloradas durante a gravidez. De fato, as mulheres grávidas que nadavam durante o início da gravidez tinham um risco menor de parto prematuro e defeitos congênitos.

Lembre-se de que, embora a natação seja geralmente considerada segura durante a gravidez, algumas mulheres podem ter restrições de atividade devido a complicações na gravidez. Converse com seu médico antes de iniciar qualquer novo programa de exercícios durante a gravidez e, se tiver complicações, pergunte sobre atividades seguras.

Ótimo para crianças também

As crianças precisam de um mínimo de 60 minutos de exercícios aeróbicos todos os dias. Também não precisa parecer uma tarefa árdua. A natação é uma atividade divertida e não se sente necessariamente como um treino formal.

Seu filho pode fazer aulas de natação estruturada ou fazer parte de uma equipe de natação. O tempo de natação não estruturado é outra opção sólida para fazer as crianças se mexerem.

Acessível

A natação também pode ser uma opção de exercício acessível em comparação com outras, como andar de bicicleta. Muitas piscinas oferecem taxas razoáveis ​​para participar. Algumas escolas públicas e outros centros oferecem horas de natação gratuitamente ou em uma escala móvel de acordo com sua renda.

Se você ainda estiver preocupado com os custos de ingressar em uma piscina, consulte seu empregador ou seu seguro de saúde. Alguns oferecem reembolsos por ingressar em um programa de condicionamento físico.

Começando

Para começar a nadar, primeiro você precisa encontrar uma piscina perto de você. Muitos ginásios e centros comunitários oferecem tempos de natação, assim como aulas de hidroginástica e corrida aquática. Você pode fazer uma lista das instalações em sua área com piscina e visitar para ver qual delas funciona para o seu estilo de vida e orçamento.

Prepare seus músculos

A partir daí, comece devagar. Você pode até querer começar sua jornada na academia com um treinamento de força que exercite seus músculos antes de bater na água. Tente movimentos como flexões assistidas ou não, até repetições de dois dígitos. Agachamento e levantamento terra do seu peso corporal ou sobrecarga de metade do seu peso corporal também são uma boa prática. Se estiver com problemas, peça ajuda a um personal trainer com o formulário.

Aulas de natação

Pessoas totalmente novas na natação podem se beneficiar de aulas de natação, oferecidas em ambientes particulares ou em grupo. Nas lições, você aprenderá diferentes movimentos, técnicas de respiração e outras dicas úteis para aproveitar ao máximo o seu treino.

Quando estiver na água, observe a etiqueta da piscina. Muitas vezes, existem faixas lentas, médias e rápidas. Pergunte ao salva-vidas em qual faixa é qual o seu ritmo certo.

Se você precisar passar por alguém na sua frente, faça-o no lado esquerdo. Ao entrar e sair da piscina, tente evitar ações que criem ondas ou interfiram com outros nadadores, como pular. Você também pode manter as unhas e as unhas aparadas para evitar arranhar acidentalmente outros nadadores.

Riscos

A natação é segura para a maioria das pessoas. Como em qualquer treino, existem certos riscos associados à natação. Se você estiver ferido ou tiver certas condições médicas, verifique com seu médico antes de nadar. Em geral, é uma boa ideia consultar seu médico sempre que iniciar um novo programa de exercícios.

Pessoas com problemas de pele como a psoríase , por exemplo, podem ficar mais irritadas com a água da piscina com cloro. Seu médico é o seu melhor recurso para orientações exclusivas para sua saúde.

Natação segura

As seguintes dicas de segurança para nadar podem ajudar a reduzir o risco de nadar:

Nade em áreas designadas para natação, como piscinas e seções isoladas de lagos e outros corpos d'água. Se possível, nade em áreas supervisionadas por salva-vidas.

Se você não está nadando com a supervisão de salva-vidas, traga um amigo.

Considere fazer aulas de natação se você é novo no esporte. Você pode se matricular em classes apropriadas para a idade através da Cruz Vermelha e de outros programas em sua área.

Nadar ao ar livre? Use protetor solar de pelo menos FPS 15 ou superior para proteger sua pele. Você também pode evitar nadar entre as 10 e as 16 horas, quando o sol está mais alto no céu. Saiba mais sobre como escolher protetor solar.

Não se esqueça de beber água, mesmo que não tenha sede. Você pode sentir-se frio com a água, mas pode ficar desidratado enquanto nada. Beba bastante água e evite bebidas com álcool ou cafeína.

As crianças devem sempre ser supervisionadas quando perto da água. Nunca deixe as crianças nadar sozinhas para evitar o risco de se afogar.

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