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Saúde Corpo saudável

Conheça os benefícios de beber suco de tomate após a atividade física

Os níveis químicos inflamatórios liberados durante o exercício foram significativamente menores após a ingestão de suco de tomate por 60 dias

20/07/2020 07h40
Por: Jean Hipólito
Conheça os benefícios de beber suco de tomate após a atividade física

O exercício regular é uma ótima maneira de manter a forma e manter a saúde . Pesquisas indicam que exercícios consistentes melhoram a função física e diminuem o risco de vários tipos de doenças. Com que frequência você deve se exercitar ? O exercício físico é recomendado no mínimo duas vezes por semana e por pelo menos 30 minutos.

Isso parece razoável, mas infelizmente uma grande porcentagem de pessoas não faz do exercício um hábito . Isso pode ser devido a restrições de tempo, barreiras financeiras ou falta de resultados. Além disso, muitas pessoas reclamam de dor pós-treino ou dor muscular tardia (DOMS).

Se a fadiga muscular puder ser reduzida, mais pessoas poderão se comprometer com um programa regular de exercícios. É aqui que o suco de tomate pode ajudar. Pesquisas clínicas mostraram que beber suco de tomate antes do exercício reduz a dor e a fadiga muscular, potencialmente melhorando o desempenho atlético.

Exercício coloca estresse em nossos tecidos musculares, células e sistema nervoso central (SNC). Adultos e atletas ativos experimentam graus variados de estresse induzido pelo exercício, dependendo da intensidade do treino.

Nosso tecido muscular e células sofrem estresse oxidativo durante um treino. O estresse oxidativo é um resultado direto do esforço físico, causando um desequilíbrio e comprometimento das funções normais do corpo. O que sentimos é um esgotamento de energia e dor do acúmulo de ácido lático . O que está ocorrendo como uma resposta normal ao exercício faz com que muitos de nós se desliguem pelo desconforto.

O suco de tomate é mostrado para ajudar no estresse oxidativo e melhorar nossa capacidade de malhar por mais tempo e com mais força.

Razões para beber suco de tomate após a atividade física

Tomate e suco de tomate são potências nutricionais. O tomate é realmente uma fruta, mas é preparado em refeições como um vegetal. Eles são uma rica fonte de vitaminas, minerais e antioxidantes, incluindo licopeno.

O licopeno é um poderoso antioxidante que oferece inúmeros benefícios à saúde. Demonstra-se para melhorar o desempenho atlético e melhorar a saúde e fitness em geral. Diz-se que beber suco de tomate antes dos treinos reduz os níveis de substâncias químicas nocivas causadas pelo estresse oxidativo.

Pense no licopeno como a equipe de limpeza da inflamação quando nos exercitamos. Exercícios exigentes aumentam os níveis de oxigênio (estresse oxidativo) e outros produtos químicos potencialmente prejudiciais ao tecido muscular, às células e até ao DNA. 2 Antioxidantes - especialmente licopeno - demonstraram reduzir significativamente essas reações químicas inflamatórias.

Fatos sobre o licopeno

O licopeno é um fitonutriente natural encontrado em tomates e outros alimentos vegetais. É também um pigmento nos alimentos e responsável pela cor vermelha do tomate. O licopeno também é registrado como corante alimentar nos Estados Unidos.

Pesquisa sobre suco de tomate e fadiga induzida por exercício

Demonstrou-se que o suco de tomate reduz a fadiga induzida pelo exercício. Um pequeno estudo foi realizado em humanos e camundongos para testar essa teoria. Oito homens saudáveis ​​e duas mulheres de 24 a 29 anos se ofereceram para participar. O período de teste durou dois dias e os participantes tiveram que seguir as diretrizes de pesquisa clínica.

Estudo em humanos: Os participantes estavam em jejum (sem comida) e foram submetidos a duas sessões de exercícios de 30 minutos. Uma sessão de teste foi realizada com os participantes bebendo apenas água mineral. O teste a seguir exigiu que os voluntários bebessem 320g de suco de tomate uma hora antes do exercício. Eles foram monitorados quanto à taxa de esforço percebido (EPR) ou a dificuldade do teste para cada participante.

Estudo em animais: a pesquisa realizada em camundongos incluiu mais testes clínicos. Amostras de sangue foram coletadas ao longo do estudo para examinar os níveis plasmáticos de corticosterona e o fator de crescimento transformador (TGF-β1). A corticosterona é um hormônio secretado pela glândula adrenal que ajuda a regular a energia, mas também aumenta como resposta ao estresse. Seria o mesmo que verificar os níveis de cortisol em humanos. O TGF-β1 é uma proteína secretada que ajuda a função celular.

Os ratos foram divididos em vários grupos e receberam suco de tomate ou água. Eles correram em uma esteira por 60 minutos, enquanto os pesquisadores monitoravam suas funções motoras. Além disso, o sangue foi coletado seis horas após a conclusão do exercício.

Mais evidências dos benefícios do suco de tomate

Outro estudo foi realizado em atletas selecionados para examinar se o suco de tomate ajudaria a reduzir o estresse oxidativo. Lembre-se, o estresse oxidativo é uma resposta ao exercício, potencialmente causando danos ao tecido e às células musculares.

Participaram da pesquisa cinquenta atletas masculinos de 20 a 25 anos. Eles foram divididos em dois grupos de 25, onde um grupo bebeu 75 ml de suco de tomate após treinamento físico por um período de 60 dias. As amostras de sangue da linha de base foram coletadas antes da suplementação com suco de tomate e novamente no final do período da pesquisa.

Os níveis químicos inflamatórios liberados durante o exercício foram significativamente menores após a ingestão de suco de tomate por 60 dias. Os atletas também foram capazes de aumentar a distância de corrida e o desempenho atlético geral em comparação com aqueles que não consomem o suco de tomate.

Suco de tomate e espécies reativas de oxigênio (ERO)

Outra pesquisa foi realizada em adultos não treinados, examinando os efeitos do suco de tomate em espécies reativas de oxigênio (ERO). ROS são substâncias químicas formadas à medida que respiramos oxigênio. Esses produtos químicos são metabolizados e desempenham um papel importante no equilíbrio celular. Os níveis de ROS podem ficar muito altos devido ao estresse ambiental ou a exercícios físicos extensos potencialmente prejudiciais ao organismo. Um acúmulo desses produtos químicos elevados também é conhecido como estresse oxidativo e pode ter efeitos adversos em nosso sangue, células e DNA.

Quinze adultos saudáveis ​​e não treinados participaram do estudo. As amostras de sangue foram coletadas antes e após o teste, medindo especificamente os níveis de 8-oxodG. Nas células e no DNA, o 8-oxodG aparece como um biomarcador de lesões causadas por estresse oxidativo. Nosso objetivo é manter esse biomarcador o mais baixo possível para proteger o corpo e reduzir o risco de câncer e doenças relacionadas à idade.

Os participantes completaram sessões de ciclo de 20 minutos a uma taxa de pulso máxima de 80%. O primeiro ciclo foi realizado sem suplementação de suco de tomate. A segunda sessão de teste foi realizada depois que os voluntários consumiram 150 ml de suco de tomate diariamente por cinco semanas. Esta quantidade de suco de tomate contém 15 mg de licopeno.

Suco de tomate e reparo muscular

Outro estudo indicou que o suco de tomate pode reduzir significativamente os níveis de creatinina fosfoquinase (CPK), lactato desidrogenase (LDH), homocisteína e proteína C reativa em atletas que bebem suco de tomate. CPK e LDH são enzimas liberadas pelos músculos quando ocorre dano muscular. A homocisteína é um aminoácido não proteico e níveis aumentados demonstram prejudicar a função cardíaca.

A proteína C reativa é uma substância produzida pelo fígado e um indicador de inflamação no corpo. Após um período de 2 meses, a substituição das bebidas de suplementação de carboidratos comumente usadas durante o treinamento pelo suco de tomate resultou em uma redução significativa na CPK e LDH, que quase retornou aos níveis normais, enquanto a homocisteína e a proteína C reativa diminuíram.

Outros benefícios para a saúde do suco de tomate

O suco de tomate rico em licopeno faz mais do que melhorar o desempenho atlético. Seu efeito antioxidante superior oferece inúmeros benefícios à saúde.

Protege contra doenças cardíacas : o licopeno reduz biomarcadores químicos como a homocisteína para diminuir o risco de doenças cardíacas nas coronárias.

Combate ao câncer : o suco de tomate contém licopeno e outros carotenóides que reduzem o risco de certos tipos de câncer, incluindo câncer de mama, câncer de próstata e pulmão.

Reduz a inflamação : a pesquisa sugere um copo diário de suco de tomate para reduzir significativamente os produtos químicos inflamatórios, especialmente durante o exercício, para melhorar a saúde.

Saúde ocular : O suco de tomate também contém beta-caroteno, luteína e zeaxantina. Foi demonstrado que esses fitonutrientes promovem a visão saudável e reduzem o risco de degeneração.

Outros alimentos ricos em licopeno

O tomate é um alimento rico em licopeno, mas há mais alguns a serem aproveitados para melhorar a saúde e a forma física.

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