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Saúde Recovery

Importância do descanso e recuperação após o exercício

Construir o tempo de recuperação em qualquer programa de treinamento é importante porque é o momento em que o corpo se adapta ao estresse do exercício e o efeito real do treinamento ocorre

16/07/2020 10h38
Por: Redação
Importância do descanso e recuperação após o exercício

A maioria dos atletas sabe que descansar o suficiente após o exercício é essencial para o desempenho de alto nível, mas muitos ainda se sentem culpados quando tiram um dia de folga. O corpo se repara e se fortalece no tempo entre os treinos, e o treinamento contínuo pode enfraquecer os atletas mais fortes.

Os dias de descanso são críticos para o desempenho esportivo por vários motivos. Alguns são fisiológicos e outros são psicológicos. O descanso é fisicamente necessário para que os músculos possam reparar, reconstruir e fortalecer. Para atletas recreativos, a construção em dias de descanso pode ajudar a manter um melhor equilíbrio entre as metas de casa, trabalho e condicionamento físico.

No pior cenário, pouco descanso e poucos dias de recuperação podem levar à síndrome do overtraining . Depois de ter essa condição, é difícil se recuperar dela.

O que acontece durante a recuperação?

Construir o tempo de recuperação em qualquer programa de treinamento é importante porque é o momento em que o corpo se adapta ao estresse do exercício e o efeito real do treinamento ocorre. Exercício ou qualquer outro trabalho físico causa perda de fluidos, quebra de tecido muscular e esgotamento de reservas de energia (glicogênio muscular).

A recuperação permite que o corpo reabasteça os estoques de energia e repare os tecidos danificados. Sem tempo suficiente para reparar e reabastecer, o corpo continuará a se decompor devido a exercícios intensos.

Recuperação a curto prazo

A recuperação a curto prazo, às vezes chamada recuperação ativa , ocorre nas horas imediatamente após o exercício intenso. A recuperação ativa inclui exercícios de baixa intensidade durante a fase de resfriamento imediatamente após um treino intenso, bem como durante os dias seguintes ao treino. Ambos os tipos de recuperação ativa estão vinculados aos benefícios de desempenho.

Outro foco importante de recuperação imediatamente após o exercício é reabastecer os estoques de energia e fluidos e otimizar a síntese proteica (o processo de aumentar o conteúdo proteico das células musculares, prevenir a ruptura muscular e aumentar o tamanho muscular). Você consegue isso consumindo os alimentos e bebidas certos na refeição pós-exercício .

Durante a recuperação ativa, o corpo trabalha para reparar tecidos moles (músculos, tendões e ligamentos). É também um momento para a remoção de produtos químicos que se acumulam como resultado da atividade celular durante o exercício.

Uma ou duas noites de sono ruim geralmente não terão muito impacto no desempenho. Mas o sono consistentemente inadequado pode resultar em alterações nos níveis hormonais, principalmente nos relacionados ao estresse, recuperação muscular e humor. A privação do sono pode levar ao aumento dos níveis de cortisol (um hormônio do estresse), diminuição da atividade do hormônio do crescimento humano (importante para o reparo do tecido) e diminuição da síntese de glicogênio.

Recuperação a longo prazo

Técnicas de recuperação de longo prazo são incorporadas a um programa de treinamento sazonal. A maioria dos planejamentos de treinamento de um ano, bem projetados, inclui dias e / ou semanas de recuperação. É também por isso atletas e treinadores programas de treinamento de mudança ao longo do ano, acrescentando crosstraining , modificando tipos de exercícios e mudanças makimg em intensidade, tempo e distância.

Adaptação ao Exercício

O Princípio da Adaptação afirma que, quando passamos pelo estresse do exercício físico, nosso corpo se adapta e se torna mais eficiente. É como aprender qualquer nova habilidade. No começo, é difícil, mas com o tempo se torna uma segunda natureza. Depois de se adaptar a um determinado estresse, você precisa de mais estresse para continuar progredindo.

Mas há limites para a quantidade de estresse que o corpo pode tolerar antes que se quebre e sofra lesões. Fazer muito trabalho rápido demais resultará em ferimentos ou danos aos músculos. Fazer muito pouco devagar não resultará em nenhuma melhoria. É por isso que os personal traines criam programas específicos que aumentam o tempo e a intensidade a uma taxa planejada e permitem dias de descanso.

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