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Saúde Saúde física

O que causa formigamento nas pernas após o exercício?

Sensação pode ser causada por algo tão simples quanto usar sapatos novos

09/07/2020 09h22 Atualizada há 1 mês
Por: Redação Fonte: Live Strong
O que causa formigamento nas pernas após o exercício?

À medida que o fluxo sanguíneo aumenta para seu corpo durante o exercício, seus músculos aumentam para acomodá-lo. Embora isso ajude a trazer força e resistência à tarefa em questão, esses músculos inchados podem afetar os nervos e as veias, causando formigamento nas pernas após um treino. No entanto, essa causa comum de formigamento nos músculos após o exercício não é a única coisa que pode causar a sensação. É importante saber quando o sentimento pode ser mais sério e exigir uma visita ao médico.

Avaliação de necessidades de formigamento crônico

Se o seu formigamento não desaparecer após um período de tempo razoável - digamos, uma hora mais ou menos depois que você parar de se exercitar -, é importante criá-lo no diário de exercícios. Observe quando você notou pela primeira vez o formigamento: ele aparece depois de se exercitar por vários minutos ou apenas depois de parar?

Anote exatamente onde você está sentindo a sensação. Por exemplo, os novos tênis de corrida podem irritar os nervos da parte superior do pé, fazendo com que as pernas formiguem depois de caminhar, se estiverem muito apertadas. Formigamento nos músculos após o exercício que corre na parte de trás da coxa pode indicar problemas na região lombar.

Suas anotações serão úteis, principalmente se o formigamento aparece apenas de forma intermitente. Você está usando uma determinada peça de roupa que pode ser corte fora do fluxo sanguíneo ou colidindo com um nervo? Existe alguma dor que aparece no seu corpo ao mesmo tempo, se você acha que está relacionada ou não? A anotação cuidadosa pode ajudá-lo a se comunicar com seu médico e a obter um diagnóstico preciso, caso a sensação se torne parte regular de sua rotina de exercícios.

Se seu formigamento nos músculos após o exercício sentir um pouco de coceira nas pernas e nas pernas, talvez viajando para as nádegas e o abdome inferior, pode ser uma resposta histamínica. Sim, você é oficialmente " alérgico ao exercício ", mas não amarre seus tênis de corrida e jogue-os por uma linha telefônica ainda.

A histamina desempenha um papel importante ao ajudar os músculos a combater a fadiga através da regulação microcirculação. Ajuda a fornecer o máximo de oxigênio aos músculos, ajudando rapidamente o corpo a transportar dióxido de carbono e outros resíduos para manter o corpo operando com a máxima eficiência. É por isso que muitas vezes você começa a sentir formigamentos em cerca de 15 minutos no seu treino.

Histamina verter em seus receptores de histamina H1 s pode realmente ser uma coisa benéfica para o corpo - por isso a maioria das pessoas não precisa se preocupar com uma pílula de alergia para tentar reduzir o efeito. A substância ajuda os músculos esqueléticos a produzir óxido nítrico , um produto químico benéfico armazenado nos músculos que diminui com a idade. O óxido nítrico afeta positivamente a saúde das mitocôndrias - as potências energéticas das células do corpo - ajudando-as a serem mais eficientes na conversão de alimentos em energia e na eliminação de células velhas ou quebradas. Esteja ciente de que, em casos raros, o exercício pode causar anafilaxia, por isso é melhor estar seguro e conversar com seu médico.

Início Rápido de Formigamento

Se o formigamento normalmente não faz parte da sua experiência de exercício e você não adicionou nenhum item de vestuário constritivo ao seu guarda-roupa, um início repentino de formigamento nas pernas após um treino pode indicar lesão. É vital visitar um profissional da saúde para uma avaliação em vez de apenas alimentar a dor. Deixar de tratar uma lesão adequadamente pode resultar em você ficar de lado por meses.

Lesões na articulação sacroilíaca (IS) da coluna vertebral inferior - como quando você dá um passo em falso no equipamento da academia ou pisa inesperadamente em uma superfície irregular ao correr - pode causar formigamento na perna em um lado do corpo. As mulheres são particularmente suscetíveis à lesão do SI quando experimentam alterações hormonais devido ao período mensal ou à gravidez que causam amolecimento dos ligamentos, causando hipermobilidade da articulação.

A rigidez articular é outra causa de dor e formigamento que requer descanso, avaliação por um profissional médico e, às vezes, fisioterapia. Um hérnia de disco causa formigamento, queimação e dor em uma perna e é comum naqueles que estão envelhecendo ou têm artrite na coluna. Massagem, descanso e alongamento podem ajudar os sintomas, que geralmente desaparecem em alguns meses.

Formigamento de ambas as pernas após treino

Quando a sensação de formigamento nas pernas após um treino percorre as duas pernas, é provável que o problema esteja na região lombar. É importante visitar o seu médico para fazer uma avaliação para descartar condições potencialmente graves.

A estenose espinhal é uma compressão da medula espinhal na região lombar e pode ser um indicador de artrite, lesão ou envelhecimento. Formigamento ou dormência geralmente são acompanhados de dor nas pernas, que é pior quando se está de pé e deixa quando você está sentado ou curvado para a frente na cintura. Você também pode ter problemas com seu equilíbrio ou alterações no controle do intestino ou da bexiga.

Outras causas de alfinetes e agulhas nas duas pernas incluem neuropatia , um choque nervoso que pode ser causado por problemas estruturais ou diabetes. O estreitamento dos vasos sanguíneos, artérias ou outras doenças sistêmicas também pode ser o motivo. Faça uma pausa na sua rotina de exercícios e faça uma avaliação médica completa, caso suas pernas formiguem lhe causem preocupação.

Descanse seu corpo

Se o formigamento é pequeno e não o incomoda, tudo bem ir sobre o seu dia. Como o sangue não é mais necessário para exercícios extenuantes , parte do fluxo sanguíneo deixa seus músculos e a sensação de formigamento pára.

Realize um programa de recuperação após o exercício. Primeiro, descanse fisicamente em que seu corpo se liberte das demandas energéticas impostas a ele. Hidrate e alimente seu corpo com opções de alimentos saudáveis ​​para ajudar. Massagens, alternando chuveiros quentes e frios ou músculos congelados também podem reduzir o inchaço muscular que pode fazer com que suas pernas se formem.

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