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Dieta & Suplementação Alimentação saudável

Azeite e um Coração Saudável

Azeite virgem extra é uma ótima fonte de ácido graxo monoinsaturado e demonstrou ajudar a reduzir o risco de doenças cardíacas

03/07/2020 08h16
Por: Redação Fonte: Inter Mountain Health Care
Azeite e um Coração Saudável

Ao pensar em sua saúde cardíaca neste mês, entre as dicas, conselhos e advertências que você vê, considere os alimentos que você usa - e como você está preparando os alimentos. Os óleos podem ser prejudiciais ou saudáveis ​​para o corpo e dependem da fonte do óleo.

“Todos os óleos são gorduras e terão alguma composição de gorduras saturadas, gorduras poliinsaturadas e gorduras monoinsaturadas. Portanto, embora uma colher de sopa de qualquer óleo forneça cerca de 120 calorias, a qualidade dessas calorias não é igual ”, disse Kary Woodruff, nutricionista registrada no Centro de Bem-Estar Intermountain LiVe de Salt Lake.

"Alguns tipos de gorduras, por exemplo, podem aumentar o risco de doenças cardíacas, enquanto outros podem fornecer um benefício protetor", disse Woodruff.

As gorduras saturadas podem ser encontradas no óleo de coco e nos óleos hidrogenados. A gordura pode aumentar seu nível de colesterol LDL na corrente sanguínea. As gorduras não saturadas, que o azeite possui, podem ajudar com os níveis de "bom colesterol" do HDL.

"O azeite virgem extra é uma ótima fonte de ácido graxo monoinsaturado e demonstrou ajudar a reduzir o risco de doenças cardíacas", disse Woodruff.

O azeite também ajuda a fornecer antioxidantes que podem proteger os glóbulos vermelhos de danos - caso contrário, esses danos podem levar a doenças cardíacas, ataques cardíacos e derrames.

É seguro fritar com azeite?

O azeite é limitado ao que você pode fazer na preparação de alimentos. O azeite não é a melhor opção para fritar alimentos, pois possui um ponto de fumaça mais baixo. Para aquecer o óleo alto o suficiente para fritar, cria um risco de superaquecimento e fumaça excessiva.

"O azeite extra-virgem não pode ser aquecido a altas temperaturas como o óleo de canola, por isso é recomendado para molhos para salada, chuvisco em vegetais assados ​​e outros métodos de cozimento com menos calor"

Além disso, fritar alimentos no azeite não significa que é mais saudável do que as outras opções. Limitar frituras em vez de saladas e legumes assados ​​é sempre uma aposta segura.

Receitas saudáveis

O azeite pode ser usado para mergulhar receitas de pão, regados com brusqueta, assar legumes como tomate e aspargo e uma variedade de outras opções deliciosas.

Uma maneira de ter uma dieta mais amiga do coração é incorporar elementos da dieta mediterrânea. Isso inclui peixe, que ajuda na obtenção de ácidos graxos ômega-3 e frutas e legumes. Pratos de massa também podem se beneficiar com um pouco de azeite.

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