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Saúde Vida saudável

Entenda o básico sobre exercícios e doenças crônicas

Exercício pode trazer importantes benefícios contra doenças crônicas

29/06/2020 07h40
Por: Redação Fonte: Mayo Clinic
Entenda o básico sobre exercícios e doenças crônicas

Se você tem uma doença crônica - como doenças cardíacas, diabetes, asma ou dores nas costas ou nas articulações - o exercício pode trazer importantes benefícios à saúde. No entanto, é importante conversar com seu médico antes de iniciar uma rotina de exercícios. Ele ou ela pode ter conselhos sobre quais exercícios são seguros e sobre as precauções que você pode precisar tomar durante o exercício.

O exercício aeróbico pode ajudar a melhorar a saúde e a resistência do coração e ajudar na perda de peso. O treinamento intervalado de alta intensidade geralmente é seguro e eficaz para a maioria das pessoas e pode levar menos tempo. No treinamento intervalado de alta intensidade, você alterna exercícios em altos níveis de intensidade e exercícios em um nível menos intenso por curtos períodos de tempo. Até atividades como caminhar em intensidades mais altas contam.

O treinamento de força pode melhorar a força e a resistência muscular, facilitar as atividades diárias, diminuir a diminuição da força muscular relacionada à doença e proporcionar estabilidade às articulações.

Os exercícios de flexibilidade podem ajudá-lo a ter uma amplitude de movimento ideal sobre suas articulações, para que funcionem melhor e os exercícios de estabilidade podem ajudar a reduzir o risco de quedas.

Por exemplo

Doença cardíaca. O exercício regular pode ajudar a melhorar a saúde do coração. Estudos recentes mostraram que o treinamento intervalado geralmente é bem tolerado em pessoas com doenças cardíacas e pode produzir benefícios significativos.

Para pessoas com pressão alta, o exercício pode diminuir o risco de morrer de doença cardíaca e o risco de progressão da doença cardíaca.

Diabetes. O exercício regular pode ajudar a insulina a reduzir com mais eficácia o seu nível de açúcar no sangue. A atividade física também pode ajudá-lo a controlar seu peso e aumentar sua energia. Se você tem diabetes tipo 2, o exercício pode diminuir o risco de morrer de doença cardíaca.

Asma. Muitas vezes, o exercício pode ajudar a controlar a frequência e a gravidade dos ataques de asma.

Dor nas costas. Atividades aeróbicas regulares de baixo impacto podem aumentar a força e a resistência nas costas e melhorar a função muscular. Exercícios abdominais e musculares das costas (exercícios de fortalecimento do núcleo) podem ajudar a reduzir os sintomas, fortalecendo os músculos ao redor da coluna.

Artrite. O exercício pode reduzir a dor, ajudar a manter a força muscular nas articulações afetadas e reduzir a rigidez articular. Também pode melhorar a função física e a qualidade de vida das pessoas com artrite.

Câncer. O exercício pode melhorar a qualidade de vida das pessoas que tiveram câncer e também melhorar sua forma física. O exercício também pode diminuir o risco de morte por câncer de mama, colorretal e próstata.

Demência. O exercício pode melhorar a cognição em pessoas com demência, e as pessoas que são ativas regularmente têm menos risco de demência e comprometimento cognitivo.

Quais exercícios são seguros?

O seu médico pode recomendar exercícios específicos para reduzir a dor ou aumentar a força. Dependendo da sua condição, também pode ser necessário evitar determinados exercícios por completo ou durante crises. Em alguns casos, pode ser necessário consultar um terapeuta físico ou ocupacional antes de começar a se exercitar.

Se você tem dor lombar, por exemplo, pode escolher atividades aeróbicas de baixo impacto, como caminhar e nadar. Esses tipos de atividades não sobrecarregam ou sacodem suas costas.

Para asma induzida por exercício, mantenha um inalador à mão enquanto se exercita.

Já com artrite, os exercícios mais adequados para você dependerão do tipo de artrite e das articulações envolvidas. Trabalhe com seu médico ou fisioterapeuta para criar um plano de exercícios que lhe trará o maior benefício com o menor agravamento das articulações.

Com que frequência, com que intensidade e com que intensidade posso me exercitar com segurança?

Antes de iniciar uma rotina de exercícios, é importante conversar com seu médico sobre quanto tempo as sessões de exercícios podem durar e qual nível de intensidade é seguro para você.

Em geral, tente acumular cerca de 30 minutos de atividade física por dia, pelo menos cinco dias por semana. Por exemplo, tente caminhar rapidamente por cerca de 30 minutos na maioria dos dias da semana. Você pode até dividir a atividade física em pequenos intervalos de tempo espalhados ao longo do dia. Qualquer atividade é melhor do que nenhuma.

Se você não conseguir fazer tanta atividade, faça o máximo que puder. Até uma hora por semana de atividade física pode trazer benefícios à saúde. Comece movendo-se mais e sentando-se menos, e suba cada vez mais. Se você não estiver ativo por um tempo, comece devagar e acumule gradualmente. Pergunte ao seu médico que tipo de objetivos de exercício você pode definir com segurança à medida que avança.

Preciso tomar medidas especiais antes de começar?

Dependendo da sua condição, seu médico pode recomendar certas precauções antes do exercício.

Se você tem diabetes, por exemplo, lembre-se de que a atividade física reduz o açúcar no sangue. Verifique seu nível de açúcar no sangue antes de qualquer atividade. Se você toma insulina ou medicamentos para diabetes que diminuem o açúcar no sangue, pode ser necessário fazer um lanche antes de se exercitar para ajudar a evitar níveis baixos de açúcar no sangue.

Para artrite, considere tomar um banho quente antes de se exercitar. O calor pode relaxar suas articulações e músculos e aliviar qualquer dor que você possa ter antes de começar. Além disso, escolha sapatos que ofereçam absorção de choque e estabilidade durante o exercício.

Que tipo de desconforto posso esperar?

Converse com seu médico sobre que tipo de desconforto você pode esperar durante ou após o exercício, bem como dicas para minimizar sua dor. Descubra que tipo ou grau de dor pode ser normal e o que pode ser um sinal de algo mais sério.

Se você tem uma doença cardíaca, por exemplo, os sinais ou sintomas que você deve parar de exercitar incluem tontura, falta de ar incomum, dor no peito ou batimentos cardíacos irregulares.

O que mais eu preciso saber?

Iniciar uma rotina regular de exercícios pode ser difícil.

Para ajudá-lo a manter sua rotina, considere se exercitar com um amigo. Você também pode pedir ao seu médico para recomendar um programa de exercícios para pessoas que têm sua condição, talvez através de um hospital, clínica ou clube de saúde local.

Para se manter motivado, escolha atividades divertidas, defina metas realistas e comemore seu progresso.

Compartilhe quaisquer preocupações que possa ter sobre o seu programa de exercícios - desde o início até o acompanhamento - com o seu médico.

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