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Cotidiano Exercitando

Exercitando usando uma máscara facial

Deve-se prestar atenção à forma como o corpo responde ao treino enquanto usa uma máscara facial, especialmente durante a realização de exercícios de alta intensidade

26/06/2020 16h32 Atualizada há 2 semanas
Por: Redação Fonte: Bangkok
Exercitando usando uma máscara facial

Durante a pandemia do COVID-19, usar uma máscara facial durante o exercício em público tornou-se uma norma social. Diferentes tipos de máscaras têm diferentes graus de restrição ao fluxo de ar, dependendo do material e da espessura. Atletas profissionais que têm níveis mais altos de condicionamento físico podem não sentir os efeitos de uma máscara facial tão significativamente quanto alguém que está apenas começando a se exercitar.

Deve-se prestar atenção à forma como o corpo responde ao treino enquanto usa uma máscara facial, especialmente durante a realização de exercícios de alta intensidade. Se houver sinais anormais, o uso de uma máscara facial e outras modificações do exercício podem ser ajustadas de acordo.

Máscaras Faciais E Exercícios

Apesar da consistência na recomendação de que as pessoas usem máscaras faciais como hábito diário, o uso de uma máscara durante a realização de atividades físicas ou exercícios pode causar impactos negativos ao corpo. Como uma máscara facial geralmente cobre a boca e o nariz, o uso de uma máscara facial durante o exercício pode limitar a ventilação e prejudicar os níveis de oxigênio, causando dificuldades respiratórias, falta de ar e aperto no peito. No entanto, os efeitos respiratórios gerados pelo uso de máscara variam entre os indivíduos, dependendo das condições pessoais, do nível de intensidade do exercício e dos tipos de máscaras.

Atletas profissionais ou amadores: Em geral, os atletas, mesmo com um nível relativamente alto de condicionamento físico, devem esperar fadiga mais rapidamente ao se exercitar com uma máscara facial devido à ventilação limitada e aos níveis reduzidos de oxigênio. No entanto, atletas com treinamento regular tendem a ser mais tolerantes ao usar uma máscara enquanto fazem exercícios de intensidade moderada.

A realização de exercícios de alta intensidade pode exigir maior ventilação se a máscara for usada durante o exercício. Como resultado, isso pode levar a problemas respiratórios e comprometimento do nível de condicionamento físico. Foi feita uma tentativa de base científica para adaptar praticamente máscaras faciais para atletas profissionais, com o objetivo de melhorar sua aptidão física. No entanto, pesquisas recentes indicaram que o uso de máscara facial durante a realização de um exercício normal não melhora o desempenho atlético.

Pessoas que não se exercitam regularmente ou idosos:  usar uma máscara facial durante o exercício pode aumentar o risco de problemas respiratórios, uma vez que o corpo não está familiarizado com a ventilação limitada; portanto, o coração e os pulmões tendem a trabalhar mais do que o habitual, resultando em riscos aumentados condições de risco de vida, como morte súbita cardíaca ou ataque cardíaco.

Tipos De Máscaras Faciais

Máscaras diferentes têm níveis variados de restrição ao fluxo de ar, dependendo dos objetivos, do material e de sua espessura. Com menos ar, o corpo tem menos oxigênio disponível para utilizar durante o exercício, afetando o sistema respiratório. Diferentes tipos de máscaras incluem:

• Máscara N95: a máscara ou o respirador N95 é um dispositivo de proteção respiratória projetado para obter um ajuste facial muito próximo. O tipo N95 é o respirador de máscara facial com filtro de partículas mais comum. Pode impedir gotículas virais devido à filtragem eficiente de partículas ultra pequenas. No entanto, a máscara N95 aumenta o esforço respiratório e pode causar um desconforto significativo durante o exercício. Embora algumas máscaras N95 tenham uma válvula de expiração na frente, ela não ajuda a respirar com mais facilidade. Além de causar dificuldades respiratórias e falta de ar durante a realização do exercício, o uso do N95 pode reduzir o nível e o desempenho da aptidão física.

• Máscara cirúrgica: uma máscara cirúrgica deve ser usada para prevenir infecções por gotículas de líquidos e aerossóis. Se a máscara cirúrgica for usada corretamente, também poderá causar problemas respiratórios e fadiga. E à medida que o tempo esquenta, o uso de máscaras cirúrgicas pode ficar suado e desconfortável, levando a um toque mais frequente da face e do nariz, o que pode aumentar o risco de transmissão viral.

• Máscara de pano: mesmo que seja mais conveniente usar uma máscara de pano e considerada uma alternativa para proteção pessoal, ela não pode filtrar partículas finas e impedir a transmissão viral durante a exposição direta a gotículas produzidas por espirros ou tosse.

Dadas as circunstâncias atuais, os exercícios em casa são altamente sugeridos para conter a transmissão viral e reduzir o risco de infecções. Se o exercício for realizado em áreas privadas ou de isolamento, o uso de máscara facial pode ser desnecessário. Especialmente em exercícios ao ar livre, o distanciamento social deve ser rigorosamente respeitado, pois gotículas contaminadas com vírus de pessoas infectadas quando espirrar ou tossir podem se espalhar ainda mais devido à velocidade e velocidade do vento. Para realizar um exercício seguro, áreas congestionadas e exercícios de intensidade vigorosa devem ser evitados. Além disso, o tipo de exercício e a máscara devem ser selecionados de acordo com as condições do indivíduo. Além disso, todas as medidas preventivas devem ser rigorosamente seguidas. Se algum sinal ou sintoma anormal aparecer, procure atendimento médico o mais rápido possível.  

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