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Saúde Bem estar

Hormônios da felicidade: como o treinamento faz você feliz

Endorfinas, dopamina e serotonina - você deve agradecer a esses caras por essa sensação feliz após o exercício

20/06/2020 10h49
Por: Redação Fonte: Freeletics
Hormônios da felicidade: como o treinamento faz você feliz

Muitos de vocês provavelmente já notaram isso. Pode ser o sentimento de pura satisfação após um treino completo ou a alegre expectativa do próximo - ou apenas a crescente confiança em suas próprias capacidades. Todos os atletas experimentam uma onda de hormônios positivos após o exercício. Os responsáveis ​​por isso são os processos bioquímicos e a liberação dos chamados hormônios da felicidade. Os mais populares são endorfinas, dopamina e serotonina.

Atingindo o melhor desempenho com dopamina

Apenas vinte minutos de corrida leve são suficientes para aumentar significativamente o nível de dopamina. No entanto, em esportes de alta intensidade o seu cérebro começa a liberar dopamina após apenas alguns minutos. Esta versão o deixa mais alerta, mais focado e melhora sua concentração. E ainda por cima, isso torna o treinamento mais divertido!

Ao tentar alcançar esse estado de alegria novamente o mais rápido possível, às vezes mal pode esperar pela próxima sessão de treinamento. Quanto mais você treina, mais dopamina será liberada. A dopamina é a principal razão pela qual você se sente bem durante o exercício. Por que você é capaz de terminar seu treino, mesmo que seu corpo e sua mente desejem desistir.

Após o treinamento, o nível de dopamina diminui enquanto o nível de serotonina aumenta. A serotonina é um antagonista hormonal da dopamina e tem várias funções; entre outras coisas, está envolvido na regulação do ciclo sono-vigília e da temperatura corporal, controla o apetite e diminui a sensibilidade à dor. É conhecido principalmente como hormônio do bem-estar, porque sua liberação leva a uma sensação de satisfação interior. Portanto, uma intensa sessão pode simplesmente se traduzir em felicidade!

Mais feliz a longo prazo!

O efeito desses hormônios geradores de sorriso não se restringe apenas ao tempo durante e imediatamente após o treinamento. No curso do esforço físico real, o cérebro libera dopamina e serotonina apenas dentro de certas regiões. Mas se você se exercita regularmente, a concentração hormonal cresce continuamente em muitas áreas do cérebro. Os efeitos colaterais, portanto, incluem uma melhoria sustentável da concentração e um aumento da felicidade e satisfação - nada mal!

Sessões curtas e intensas de exercícios também ajudam a reduzir o nível do hormônio do estresse cortisol, mesmo a longo prazo. Assim, sua resiliência em relação ao estresse aumenta, seja ele físico ou mental. No entanto, você deve ter cuidado. Muito exercício também pode ter um efeito oposto e aumentar o seu nível de cortisol. Seu corpo percebe o excesso de treinamento como uma forma de estresse negativo. Portanto, você deve ouvir seu corpo!

Toda vez que você sente uma conquista após um treino, sua autoconfiança aumenta passo a passo e isso, por sua vez, o leva a alcançar ainda mais. A longo prazo, você não apenas ficará mais apto e mais atlético, mas também mais otimista, confiante, satisfeito, poderoso - e mais feliz!

Quando uma sinergia perfeita de dopamina, endorfinas, pressão arterial e respiração é alcançada, você pode entrar no chamado "fluxo". Este é um sentimento de poder eterno - você não sente nada além de alegria. Entre os corredores, esse estado também é conhecido como o "ponto alto dos corredores" - uma referência ao efeito extático! Você já experimentou esse fenômeno?

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