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Saúde Triângulo da Prevenç

Exercício, Controle de Peso e Dieta Saudável no combate ao câncer

Você quer saber como começar com um regime de exercícios? Faça com que seja divertido e defina metas razoáveis

16/06/2020 10h58
Por: Redação Fonte: PEBMed
Exercício, Controle de Peso e Dieta Saudável no combate ao câncer

Enquanto muitos costumam relatar alimentos que "previnem o câncer", nós gostaríamos de saber que comer um alimento em particular impedirá o câncer. É improvável que esse alimento exista. É mais provável que uma combinação de bons alimentos possa ter um efeito preventivo. Estudos ao longo dos anos analisaram nossas dietas e quais alimentos, se houver, levarão a um menor risco de câncer. Frutas e vegetais, grãos integrais e alimentos não processados ​​foram todos promovidos como redução do risco de câncer. Infelizmente, os estudos não provaram consistentemente que isso fosse verdade. Os painéis de especialistas afirmam que uma dieta rica em frutas e legumes "provavelmente" reduz o risco de câncer, mas simplesmente não sabemos ao certo.

Uma dieta saudável, combinada com atividade física regular e manutenção de um peso saudável, compõe esse triângulo que demonstrou reduzir o risco de câncer. Pensa-se que este triângulo seja o segundo passo mais importante, depois de não fumar, para prevenir o câncer. Estima-se que 20-30% dos cânceres poderiam ser evitados se as pessoas incorporassem o triângulo em seu estilo de vida!

Enquanto o que comemos provavelmente está relacionado ao desenvolvimento do câncer, o excesso de peso e a dieta rica em gordura estão claramente relacionados ao desenvolvimento de 13 tipos de câncer. Estes incluem câncer de mama (em mulheres na pós-menopausa), câncer de cólon, reto, endométrio (útero), esôfago, rim, pâncreas, vesícula biliar, tireoide, ovário, colo do útero, fígado, próstata e mieloma múltiplo.

Para os sobreviventes de câncer, um peso saudável e atividade física regular estão associados a taxas mais baixas de recorrência de vários tipos de câncer, incluindo mama e cólon. O peso corporal é avaliado usando o índice de massa corporal ou IMC, que é o seu peso corporal em quilogramas dividido pela sua altura em metros, ao quadrado. Os especialistas definem um IMC saudável como 18,5-25 kg / m2, um IMC de 25 a 29,9 kg / m2 com sobrepeso e um IMC acima de 30 kg / m2 como obeso.

A terceira parte do triângulo é a atividade física, que estudos descobriram que podem reduzir o risco de câncer de mama, cólon e endométrio (uterino). De quanta atividade estamos falando? Especialistas acham que é necessário algo entre 30 e 60 minutos por dia de atividade "moderada a vigorosa" para impactar o risco de câncer. Atividade moderada equivale a uma caminhada rápida, enquanto atividades vigorosas aumentam as frequências cardíacas e respiratórias.

Adicione a isso um estilo de vida “sedentário” - que não inclua muita atividade física. Você pode se exercitar algumas vezes por semana, mas passa muitas horas sentado no computador ou assistindo à TV. Seu risco de muitos cânceres pode ser maior por causa disso. Tente fazer uma caminhada a cada hora, usando uma mesa de pé ou subindo as escadas para o seu horário de almoço. Qualquer forma de diminuir o tempo sedentário e obter alguma atividade é útil.

Você quer saber como começar com um regime de exercícios? Faça com que seja divertido e defina metas razoáveis. Encontre um amigo para ser um parceiro ambulante - você pode motivar um ao outro e tornar a caminhada mais agradável. Varie a configuração; experimente um parque ou jardim público, use o shopping quando o tempo estiver ruim, seja criativo e mantenha-o interessante! Quer acelerar o ritmo? Procure academias locais e grupos de exercícios, ioga, pilates e clubes de natação. Comece com um objetivo atingível - se você nunca se exercitou, uma caminhada pelo bairro é um começo. Continue aumentando sua intensidade (ande mais rápido, carregue pesos) e / ou distância ao longo do tempo. Você deve discutir seus planos com seu médico para garantir que seu plano de exercícios seja seguro para você.

Uma dieta saudável, atividade física regular e manutenção de um peso saudável podem diminuir o risco de desenvolver câncer. Esses três componentes compõem o "triângulo de prevenção do câncer". Eles estão fortemente inter-relacionados e trabalhar para melhorar um pode levar a melhorias em outro.

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