Sábado, 24 de Outubro de 2020 21:41
67984690667
Dieta & Suplementação Corpo saudável

Jantar cedo pode ajudá-lo a queimar gordura, diminuir o açúcar no sangue

Alimentação tardia está associada a níveis mais altos de açúcar no sangue

15/06/2020 07h55
Por: Jean Hipólito Fonte: HealtLine
Jantar cedo pode ajudá-lo a queimar gordura, diminuir o açúcar no sangue

A sabedoria convencional é que uma caloria é uma caloria, não importa quando você a ingere, e que o ganho de peso é causado pela ingestão de mais calorias do que você usa. Os nutricionistas chamam isso de teoria das calorias que entram e das calorias que saem do controle de peso.

Mas pode não ser tão simples assim. Novas pesquisas descobrem que a hora que você come pode desempenhar um papel significativo no ganho de peso.

Comer tarde associado ao ganho de peso

De acordo com um estudo publicado no Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism da Sociedade Endócrina, comer um jantar tardio está associado a ganho de peso e altos níveis de açúcar no sangue, independentemente da refeição ser a mesma que você teria comido anteriormente.

"Estávamos cientes de outras pesquisas que sugeriam que a ingestão tardia está associada à obesidade e, como associação não é a mesma coisa que causalidade, queríamos analisar isso de uma maneira mais rigorosa", afirmou o autor do estudo, Dr. Jonathan C. Jun , professor de medicina da Universidade Johns Hopkins disse à Healthline.

Jun explicou que a equipe de pesquisa queria entender se a ingestão tardia realmente altera o metabolismo de maneira a promover a obesidade.

"É por isso que nos propusemos a fazer esse ensaio clínico controlado randomizado, levando pessoas saudáveis ​​e fazendo-as comer em dois momentos diferentes, controlando sua comida, sua dieta e seus tempos de sono", disse ele.

Mesmas refeições, mesma hora de dormir

Jun e equipe estudaram 20 voluntários saudáveis ​​(10 homens e 10 mulheres) para descobrir como seus corpos metabolizavam o jantar às 22 horas, em vez das 18 horas.

Todos os participantes do estudo foram dormir no mesmo horário: 23:00

Os resultados do estudo mostram que os níveis de açúcar no sangue são mais altos e a quantidade de gordura queimada mais baixa quando se come um jantar tardio, mesmo quando as pessoas comem a mesma refeição.

“Não ficamos surpresos. Outros pesquisadores fizeram um trabalho semelhante observando os ritmos circadianos e a dieta, e outros laboratórios mostraram que se você come fora de fase com o ritmo circadiano normal do seu corpo, não metaboliza a glicose da mesma maneira ”, disse Jun.

O estudo constatou que os que comem tarde têm níveis máximos de açúcar no sangue quase 20% mais altos e a queima de gordura reduzida em 10%, em comparação com aqueles que jantaram mais cedo.

"Os efeitos que observamos em voluntários saudáveis ​​podem ser mais pronunciados em pessoas com obesidade ou diabetes, que já têm um metabolismo comprometido", disse o primeiro autor do estudo, Chenjuan Gu , PhD, pesquisador de pós-doutorado da Universidade Johns Hopkins, em comunicado .

Uma quantidade não serve para todos

A parte mais interessante deste estudo é que os pesquisadores descobriram que nem todos reagem a comer refeições tardias da mesma maneira.

“O que mais me surpreendeu foi que nem todos eram vulneráveis ​​da mesma maneira”, disse Jun. “Havia um grupo, você sabe, se você observasse o padrão de atividade nas duas semanas anteriores, pessoas que estavam acostumadas a dormir mais cedo fizemos o pior quando lhes damos uma refeição tardia. ”

De acordo com Jun, as pessoas que são corujas noturnas que comem até as 2 ou 3 da manhã parecem não ser afetadas pela mudança em suas refeições. “Não é um tamanho único; existem diferenças no metabolismo das pessoas que as tornam mais vulneráveis ​​a comer tarde ou não as perturbam. ”

Um dos estudos mais detalhados de seu tipo

Jun apontou que este estudo era muito mais detalhado do que pesquisas anteriores sobre o assunto. Os participantes usaram rastreadores de atividade, tiveram sua amostra de sangue, foram submetidos a estudos do sono e varreduras de gordura corporal e ingeriram alimentos contendo marcadores não radioativos para medir o metabolismo da gordura.

“As pessoas receberam um monitoramento muito intensivo quando estavam no laboratório. Colhíamos sangue a cada hora, monitorávamos suas atividades e dormíamos por duas semanas antes de chegarem ao laboratório”, disse Jun. “Demos o que é chamado detraçador isotópico estável, portanto, quando consumiam seus alimentos, podíamos medir quanto da gordura que ingeriam era queimada ou oxidada. ”

Perguntado se este estudo fornece prova conclusiva de que é quando e não necessariamente o que você come que pode causar ganho de peso, Jun estava confiante.

"Sim, acho que isso pelo menos mostra que há plausibilidade biológica ou explicações biológicas sobre como o tempo de comida pode afetar a maneira como o corpo lida com essas calorias", disse ele.

Os resultados podem ajudar a orientar os hábitos alimentares

"Embora o estudo tenha sido realizado com adultos jovens e voluntários com peso saudável, ele nos fornece algumas informações úteis para orientar os hábitos alimentares", disse Lisa K. Diewald, MS, RD, LDN, gerente de programas do MacDonald Center for Obesity Prevention and Education na Universidade de Villanova M. Louise Fitzpatrick Escola de Enfermagem.

Diewald acrescenta que os resultados são significativos para a prevenção de doenças.

"Este estudo lembra que o cultivo de hábitos alimentares, abordando não apenas fatores tradicionais como tamanho e conteúdo da refeição, mas também o horário da refeição, pode influenciar o risco de doenças crônicas, como diabetes e doenças cardíacas, no futuro".

Segundo Diewald, o jantar é, de longe, a maior refeição do dia para a maioria dos adultos em termos de calorias.

Ela explicou que as pessoas ocupadas costumam tomar café da manhã e almoçar, o que geralmente significa comer mais tarde e mais do que deveria. “[Isso] pode deixar você ansiando por uma grande refeição tarde da noite, o que, como destaca este estudo, pode resultar em algumas dificuldades no metabolismo da glicose ou da gordura, mesmo em indivíduos jovens com um peso saudável.”

Diewald recomendou um lanche pequeno e rico em proteínas, como o iogurte grego polvilhado com nozes no final da tarde, se você souber que chegará tarde em casa.

"Reduzir um pouco o apetite para que, se você tiver que comer mais tarde do que o previsto, possa ser uma refeição do tamanho de um lanche", disse ela.

As opções podem incluir comer uma pequena salada com frango grelhado, meio sanduíche e frutas, ou uma xícara de sopa de legumes e um copo de leite com pouca gordura.

"Procure comer sua maior refeição no café da manhã ou no almoço, se possível", disse Diewald.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Campo Grande - MS
Atualizado às 22h26 - Fonte: Climatempo
22°
Nuvens esparsas

Mín. 21° Máx. 29°

22° Sensação
11 km/h Vento
78% Umidade do ar
67% (10mm) Chance de chuva
Amanhã (25/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 32°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Segunda (26/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 27°

Sol com muitas nuvens e chuva
Mais lidas