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Saúde Movimenta-se

Como o exercício afeta a circulação

O sistema circulatório inclui não apenas o coração, mas também 100.000 milhas de vasos sanguíneo

20/05/2020 15h27 Atualizada há 2 semanas
Por: Redação Fonte: EF
Como o exercício afeta a circulação

O que você pensa quando falamos em sistema circulatório? Para muitos, é apenas sangue e os meios pelos quais se move pelo corpo. Mas há muito mais acontecendo.

A circulação, uma função primária do sistema circulatório, fornece oxigênio e nutrientes via sangue a cada uma das 50 trilhões de células do corpo, além de eliminar as toxinas. Conhecido de forma intercambiável como seu sistema cardiovascular, o sistema circulatório inclui não apenas o coração, mas também 100.000 milhas de vasos sanguíneos. É essencial para mantê-lo vivo.

Essa intrincada rede, cada vez mais considerada por alguns especialistas como um órgão por si só, não deixa intocado o sistema celular ou corporal. Ele alimenta seu cérebro, pulmões, estômago, intestinos, fígado, sistemas de resíduos e linfa e músculos de maneiras importantes. A circulação saudável permite não apenas sobreviver, mas prosperar.

Embora existam muitos fatores que afetam o sistema circulatório (incluindo fatores genéticos e de estilo de vida, como nutrição), o exercício é notavelmente eficaz. Movimentos de todos os tipos mantêm seu coração batendo bem e seu sistema vascular forte e claro. Em um ciclo bonito, quanto melhor o seu sistema circulatório funcionar, melhor você se move - e executa - na academia e na vida.

O exercício torna o sistema circulatório mais forte, mais flexível e mais expansivo - tudo ao mesmo tempo. Um sistema circulatório saudável retorna o favor aumentando o desempenho atlético.

Ainda assim, geralmente ignoramos como a saúde circulatória e o exercício se beneficiam. Embora possamos ver e sentir os efeitos de nossos esforços de condicionamento físico à medida que perdemos gordura, ganhamos força e desenvolvemos resistência, as melhorias em nossa circulação não são tão visíveis.

A menos que haja um problema - seja uma artéria bloqueada que leva a um ataque cardíaco ou derrame, ou um fluxo sanguíneo prejudicado que deixa os pés frios ou formigantes - é um sistema que zumbe silenciosamente, um trabalhador diligente, mas silencioso, que não pede muito, a fim de dar muito em troca.

Só porque está quieto, no entanto, não significa que o sistema circulatório não mereça atenção quando você bate na academia. Vamos explorar essa interseção de exercícios e fluxo sanguíneo e descobrir como pequenas alterações em sua rotina de condicionamento físico podem causar um impacto mensurável a longo prazo.

Nas mulheres

Com o isolamento neste período de quarentena, afastados de suas atividades diárias de caminhadas e corridas, muitas pessoas passam a maior parte do tempo sentadas ou deitadas. Essa imobilidade pode afetar a circulação sanguínea. É preciso algumas medidas para evitar inchaços, sensação de peso nas pernas e as e até as temidas tromboses.

Uma dica bem simples é a movimentação dos pés pra cima e para baixo trabalhando a panturrilha, que auxilia no bombeamento do sangue para o coração, levantar a perna retirando o pé do chão até formar um ângulo de 90 graus entre a perna e joelho alternando as pernas. Vale também deitar e deixar as pernas elevadas por pelo menos 30 minutos diariamente.

As varizes não são só uma questão estética, a doença precisa ser tratada, já que as veias dilatadas podem estar associadas a complicações mais graves como processos inflamatórios na pele como tromboflebite, feridas como úlceras varicosas e ter relação até com a trombose. A partir dos 30 anos é comum aparecerem varizes que podem ir piorando com o passar dos anos. Só no Brasil atingem mais de 20 milhões de pessoas, sendo a maioria mulheres.

A população feminina é mais atingida por essa doença por causa dos hormônios. No entanto, o problema também pode afetar os homens, que, por falta de informação ou conhecimento, na maioria das vezes, só costumam buscar o tratamento quando a doença já se encontra em um estágio avançado.

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