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+ Esportes Dia da Dança

Dançar faz bem para o corpo e mente

Estar em movimento melhora a flexibilidade, reduz o estresse e a depressão

29/04/2020 11h51 Atualizada há 1 mês
Por: Jean Hipólito Fonte: Everday/Aradia
Dançar faz bem para o corpo e mente

As aulas de dança há muito tempo são as preferidas das pessoas que desejam entrar em forma e aumentar sua saúde e bem-estar. Hoje, muitas academias oferecem a seus clientes aulas relacionadas à dança. Existem muitos estilos diferentes de dança, cada um com uma cultura e estilo únicos. Independentemente do estilo escolhido, há vários benefícios comprovados em aprender a dançar como hobby.

Dançar torna o exercício divertido, não requer equipamento e é adequado para todas as idades. E se você quer perder peso, melhorar o humor, manter a flexibilidade ou manter a mente afiada, a dança faz tudo.

Aumentar a memória

A dança não apenas instila graça, mas também ajuda a envelhecer graciosamente. De acordo com um estudo do The New England Journal of Medicine, a dança pode aumentar sua memória e impedir que você desenvolva demência à medida que envelhece. A ciência revela que o exercício aeróbico pode reverter a perda de volume no hipocampo, a parte do cérebro que controla a memória. O hipocampo naturalmente encolhe durante o final da idade adulta, o que muitas vezes leva a problemas de memória e às vezes demência.

Melhorar a flexibilidade

Essas dobras e arabescos praticados pelos dançarinos de balé não são apenas estéticos - eles também aumentam a flexibilidade e reduzem a rigidez. Você pode pular as sapatilhas de balé e ainda colher os benefícios do balé praticando alguns alongamentos simples em casa. Aumentar sua flexibilidade ajudará a aliviar a dor nas articulações e a dor pós-exercício.

Perda de peso

Estilos de dança que exigem movimento rápido e deixam você sem fôlego, como salsa ou swing, podem ajudar na perda de peso. Se você está tentando perder alguns quilos através da dança, certifique-se de selecionar um estilo que exija movimento intenso - coloque tudo de si e faça-o com frequência. Dançar também pode ajudá-lo a atingir a meta recomendada de pelo menos 10.000 passos por dia , o que pode ajudar a manter o peso sob controle. Um estudo descobriu que aqueles que participavam de uma dança quadrada viajavam o equivalente a cinco milhas em uma noite.

Reduzir o estresse

Se você estiver se sentindo tenso ou estressado, convém procurar um parceiro, aumentar a música e dançar tango! Em um estudo controlado no Journal of Applied Gerontology, os pesquisadores descobriram que a dança do parceiro e o acompanhamento musical podem ajudar a aliviar o estresse.

Diminui a depressão

Dançar realmente eleva seu ânimo, de acordo com um estudo que testou os efeitos da dança em pessoas com depressão. Os pacientes que participaram de uma dança animada em grupo apresentaram o menor número de sintomas de depressão e a maior vitalidade. Entendeu o blues? Pegue um amigo e saia para dançar hoje à noite.

Muitas pessoas que participam de uma aula de dança com a intenção de entrar em forma acham que têm taxas de sucesso mais altas do que aquelas que acabam de frequentar a academia. Parte disso pode ser a rede de outros dançarinos com os quais você se conecta quando dança, e outra parte pode ser pura diversão.

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