Quarta, 03 de Junho de 2020 02:54
67984690667
Dieta & Suplementação Isolamento

Suplementos naturais vão ajudá-lo a sentir-se bem durante a quarentena

Durante esse período, é importante cuidar dos hábitos nutricionais,

17/04/2020 12h22 Atualizada há 2 meses
Por: Jean Hipólito Fonte: EJCN
Suplementos naturais vão ajudá-lo a sentir-se bem durante a quarentena

As rotinas do dia a dia devido isolamento devido a pandemia de Covid-19, podem realmente levar-nos à exaustão.  Para se sentir bem e com a energia necessária para enfrentar estes dias mais difíceis, é importante que mantenha uma certa paz de espírito. Tente fazer tudo com calma e tire umas horas do dia para se dedicar ao que realmente lhe faz bem — seja entreter os miúdos ou pôr em prática os seus hobbies favoritos.

Não é segredo para ninguém que, em momentos como estes, torna-se crucial ter uma alimentação equilibrada, praticar treino moderado, dormir bem à noite e tirar alguns minutos diários para relaxar.

O tédio tem sido associado a uma maior ingestão de energia, bem como ao consumo de maiores quantidades de gorduras, carboidratos e proteínas. Além disso, durante a quarentena, ouvir ou ler continuamente sobre a pandemia sem interrupção pode ser estressante. Consequentemente, o estresse leva as pessoas a comer em excesso, principalmente procurando “alimentos de conforto” açucarados.

Esse desejo de consumir um tipo específico de alimento é definido como "desejo por comida", que é um conceito multidimensional, incluindo processos emocionais (desejo intenso de comer), comportamentais (buscando comida), cognitivos (pensamentos sobre comida) e fisiológicos (salivação).

O estresse relacionado à quarentena também resulta em distúrbios do sono que, por sua vez, pioram o estresse e aumentam a ingestão de alimentos, dando origem a um ciclo vicioso perigoso. Portanto, é importante consumir alimentos que contenham ou promovam a síntese de serotonina e melatonina no jantar.

Uma variedade considerável de espécies vegetais, incluindo raízes, folhas, frutos e sementes, como amêndoas, bananas, cerejas e aveia, contém melatonina e / ou serotonina.

Esses alimentos também podem conter triptofano, que é um precursor da serotonina e melatonina. Alimentos proteicos, como leite e produtos lácteos, são as principais fontes do aminoácido indutor do sono triptofano. Além disso, o triptofano está envolvido na regulação da saciedade e da ingestão calórica via serotonina, que diminui principalmente a ingestão de carboidratos e gorduras, e inibe o neuropeptídeo Y, os mais poderosos peptídeos hipotalâmicos do orexígeno

Além das propriedades indutoras do sono, os produtos lácteos, como o iogurte, também podem aumentar a atividade natural das células assassinas e reduzir o risco de infecções respiratórias.

Durante a quarentena, o aumento da ingestão de macro nutrientes também pode ser acompanhado pela deficiência de micronutrientes, como ocorre na obesidade, que é comumente associado a respostas imunes prejudicadas, particularmente imunidade mediada por células, função de fagócitos, produção de citocinas, resposta secretora de anticorpos, afinidade de anticorpos e sistema complemento, tornando-o mais suscetível a infecções virais.

Assim, durante esse período, é importante cuidar dos hábitos nutricionais, seguindo um padrão nutricional saudável e equilibrado, contendo grande quantidade de minerais, antioxidantes e vitaminas. Vários estudos relataram que frutas e vegetais que fornecem micronutrientes podem aumentar a função imunológica. Isso acontece porque alguns desses micronutrientes, como vitamina E, vitamina C e betacaroteno, são antioxidantes.

Os antioxidantes aumentam o número de subconjuntos de células T, melhoram a resposta linfocitária ao mitogênio, aumentam a produção de interleucina-2, aumentam a atividade natural das células assassinas e aumentam a resposta à vacina contra o vírus da influenza em comparação com o placebo.

O betacaroteno é mais abundante em batata doce, cenoura e vegetais de folhas verdes, enquanto as fontes de vitaminas C incluem pimentão vermelho, laranja, morango, brócolis, manga, limão e outras frutas e legumes. As principais fontes alimentares de vitamina E são os óleos vegetais (soja, girassol, milho, gérmen de trigo e nozes), nozes, sementes, espinafre e brócolis.

Além disso, a quarentena pode estar associada a um menor tempo gasto ao ar livre, menor exposição ao sol e menor produção de vitamina D como resultado de níveis mais baixos de 7-desidrocolesterol na pele. Foi relatado que a deficiência de vitamina D no inverno está associada a epidemias virais. De fato, o status adequado de vitamina D reduz o risco de desenvolver várias doenças crônicas, como câncer, doenças cardiovasculares, diabetes mellitus e hipertensão, que aumentam significativamente o risco de morte por infecções do trato respiratório do que indivíduos saudáveis

Devido ao estresse situacional relacionado à quarentena, a nutrição se torna uma prioridade no momento. Muitas pessoas provavelmente têm muito do que precisam em casa e, portanto, não há razão para apressar-se em comprar mantimentos, criando reuniões em massa que possam contribuir para a disseminação do CoVID 19, porque durante a quarentena as lojas de alimentos ficam abertas o tempo todo.

Manter alimentos que são boas fontes de nutrientes imunossupressores, planejar tempos para comer, refeições, porções e ter um tempo limite para comer, mas principalmente tendo em mente atitudes positivas, pode ser útil para combater os efeitos negativos à saúde da quarentena.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.