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Saúde Diabete

Exercícios físicos ajudam a manter sua glicemia equilibrada

Aliado com uma alimentação balanceada, as atividades ajudam a diminuir o açúcar e a pressão sanguínea

13/04/2020 15h54 Atualizada há 2 meses
Por: Jean Hipólito Fonte: Selecoes
Exercícios físicos ajudam a manter sua glicemia equilibrada

O diabetes cada vez mais comum ocorre quando o nosso organismo produz muito pouco do hormônio insulina para nos permitir usar o açúcar (glicose) presente no sangue. Há dois tipos de diabetes: tipo 1 e tipo 2. Qualquer que seja o tipo, uma alimentação balanceada e a prática de atividade física desempenham um papel-chave na saúde ao longo da vida.

O exercício físico é bom para praticamente todo mundo. É especialmente importante se você tem diabetes. Os exercícios podem fazer todos os tipos de coisas para você, como diminuir o açúcar e a pressão sanguínea, aumentar a energia e ajudá-lo a dormir melhor. Se exercícios físicos de alto impacto não são para você, há muitas outras opções.

Treinamento de força é uma excelente opção. Você faz isso com pesos livres ou faixas de resistência. Pode diminuir o açúcar no sangue e ajudar a fortalecer os músculos e ossos. Você tira o máximo proveito disso se fizer isso duas vezes por semana - além de suas atividades aeróbicas. Você pode fazer muitos desses exercícios em casa, como:

A caminhada é uma maneira simples de exercitar-se e tomar ar fresco. Também pode diminuir o estresse. Um passeio rápido de 30 minutos a uma hora, 3 ou 4 vezes por semana, é uma maneira de atingir seu alvo. É fácil começar: use o Fido pelo bairro ou caminhe até a loja em vez de dirigir. Depois de criar um hábito, pode ser gratificante - e motivador - acompanhar seus passos e seu progresso.

Já a natação é um exercício aeróbico que não estica as articulações como as outras. Também permite que você trabalhe os músculos da parte superior e inferior do corpo ao mesmo tempo. Bater na água também é bom para o seu coração. Também pode diminuir o colesterol e ajudar a queimar calorias sérias. Se um salva-vidas estiver de plantão, informe-o de que você tem diabetes.

Combater a diabetes pode ser tão fácil quanto andar de bicicleta. Se você usa uma bicicleta estacionária ou pega a estrada, 30 minutos por dia, 3 a 5 vezes por semana, podem aumentar sua frequência cardíaca, queimar açúcar no sangue e ajudar a perder peso sem machucar os joelhos ou outras articulações.

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