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Suplementação

Qual é a melhor forma de consumir whey protein?

Quais os horários, a dosagem e os acompanhamentos indicados?

17/02/2020 14h59Atualizado há 1 mês
Por: Jean Hipólito
Fonte: Maxi Titaniun

O consumo de whey protein após os treinos, independentemente do seu tipo, traz como benefícios o ganho de massa muscular. Além disso, outros dois horários vantajosos para o seu consumo são:

pela manhã, logo ao acordar, já que o corpo foi submetido a um longo período sem se alimentar;

• antes do treino, para garantir que o corpo possua um bom fluxo de aminoácidos durante os exercícios.

 Dosagem

A dosagem de whey protein pode variar de acordo com cada organismo e objetivo. O mais indicado é sempre buscar um profissional que o oriente a respeito.

Outra forma de descobrir a sua necessidade de consumo, em caso de treinos de força e que exijam reposição mais alta de aminoácidos, é calcular entre 0,8 e 2 gramas de proteína por quilo que você tem. A quantidade indicada de consumo pode variar de acordo com:

o gênero;

o índice de gordura corporal;

o gasto de energia;

a intensidade do treino;

a duração da atividade.

Você sabia que a forma como você ingere o whey protein pode alterar totalmente o comportamento da proteína no seu organismo? Que tal ficar por dentro dos seus acompanhamentos e o que cada um deles causa ao ser ingerido com o suplemento?

Acompanhamentos

Tomar whey com leite ou com água: será que essa escolha altera o resultado? Entenda como fazer sua escolha.

Teor calórico

Essa diferença é quase óbvia. Independentemente de ser leite desnatado, com níveis mais baixos de gordura, por exemplo, ele ainda é mais calórico do que a água.

Se o seu objetivo é ganhar massa magra e fazer com que ela, de fato, apareça, é necessário reduzir o índice de gordura corporal. E evitar o consumo dessa gordura durante a ingestão de whey protein é muito importante.

Tente comparar a ingestão de whey com água simples e pura com o consumo de whey concentrado (com maior quantidade de gordura, açúcares e carboidratos) somado a um copo de leite integral.

A 2ª situação inclui uma taxa bem maior de calorias, não é mesmo? Isso pode anular os efeitos do seu treino. Portanto, tomar whey com água contribui muito mais para o seu objetivo.

Absorção

Não é difícil presumir que a absorção da proteína é muito mais lenta com leite, que possui caseína, uma proteína de lenta absorção. Já com a água, a assimilação se torna mais rápida e eficiente.

Portanto, mais um ponto para o consumo de whey protein com água!

Caseína

Essa é uma proteína presente no leite capaz de potencializar os efeitos do suplemento proteico, contribuindo para o crescimento dos músculos. Contudo, é importante se manter atento ao teor calórico da mistura.

Se você quer potencializar os treinos e não comprometer os seus resultados, a dica é que você alterne entre uma e outra forma de consumo, isto é, algumas vezes com água e outras, com leite.

O consumo de proteína com leite torna a sua absorção mais lenta no organismo. Então, se você quer realizar a ingestão com leite, prefira fazer no pré-treino, ao acordar ou antes de dormir.

Além disso, independentemente das dicas apontadas neste post, é essencial buscar o acompanhamento de um profissional capacitado, seja nutricionista, seja um educador físico.