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Saúde Vida saudável

Benefícios da corrida para a saúde mental

Além do bem estar físico, estudos que mostram como isso também pode beneficiar sua saúde mental

27/11/2019 15h16 Atualizada há 7 meses
Por: Jean Hipólito Fonte: Candice Rasa, LCSW
Benefícios da corrida para a saúde mental

“Se você estiver estressado, amarre os tênis de corrida e dê uma volta.” Assim vale a sabedoria acumulada dos estudos sobre como a corrida pode reduzir o estresse. Mas os outros benefícios para a saúde mental desse esporte antigo podem ser menos familiares - e uma motivação potencialmente ainda mais forte para colocar esses tênis de corrida.

Diminui os sintomas da depressão

Vários estudos concluíram que o exercício aeróbico regular - e principalmente corrida ou caminhada rápida - reduz os sintomas da depressão clínica. Surpreendentemente, em um estudo, a corrida foi considerada tão eficaz quanto uma intervenção para a depressão como a psicoterapia. Quando os participantes do estudo foram designados para um dos três grupos - um grupo de corrida, um grupo de terapia cognitivo-comportamental (TCC) e um grupo que recebeu as duas intervenções - todos os três grupos experimentaram um declínio igualmente significativo nos sintomas depressivos.

Melhora suas habilidades de aprendizado

Tanto a corrida de alta intensidade, na forma de sprints anaeróbicos quanto a corrida aeróbica de baixo impacto, podem melhorar sua capacidade de aprender e reter novas informações e vocabulário, de acordo com os resultados de 2007, publicados na revista Neurobiology of Learning and Memory. Esses benefícios pareciam ser mais pronunciados no caso de corrida de alta intensidade. No entanto, ambas as formas de corrida aumentaram os níveis da proteína BDNF (ou fator neurotrófico derivado do cérebro) e do neurotransmissor catecolamina, que estão fortemente associados às funções cognitivas (e de aprendizado) do cérebro.

Aguça sua memória

Os benefícios para a saúde mental da corrida também incluem uma memória mais nítida. Quando pesquisadores no Brasil submeteram ratos idosos sedentários a apenas cinco minutos de esteira rolando várias vezes por semana ao longo de apenas cinco semanas, o centro de memória no cérebro dos ratos sofreu um aumento na produção de BDNF , o que levou a resultados em testes de memória de roedores semelhantes aos de ratos mais jovens.

Protege o cérebro do envelhecimento

Correr é um amortecedor contra os efeitos do envelhecimento no cérebro, de acordo com pesquisa da revista Time. Os cientistas decidiram aprender o que era melhor para o envelhecimento do cérebro, exercícios físicos ou jogos cerebrais. Eles descobriram que o exercício físico (na forma de corrida e outras atividades aeróbicas) venceu o dia, com base em exames cerebrais que mostram uma menor taxa de encolhimento cerebral e declínio cognitivo em indivíduos idosos que eram fisicamente ativos.

Alivia a ansiedade

A corrida e outras formas vigorosas de exercício podem reduzir os sintomas de ansiedade e ajudá-lo a relaxar, de acordo com estudos citados pela Associação de Ansiedade e Depressão da América. Em alguns estudos, de fato, correr pode funcionar tão bem quanto medicamentos para aliviar a ansiedade.

Ajuda a dormir melhor

Esses benefícios evidenciados para dormir, resumidos em um artigo da Psychology Today , incluem ritmos circadianos regulados, maior alerta durante o dia, início mais rápido do sono, sono mais profundo e redução de sintomas em pessoas com insônia e apneia obstrutiva do sono.

Aumenta a autoestima

A corrida está ligada a uma maior autoestima - assim foram os resultados de um estudo de meninas adolescentes que foram solicitadas a dar voltas entre marcadores e avaliadas de acordo com uma ferramenta conhecida como "Corrida de Resistência Cardiovascular Progressiva Aeróbica. Obtiveram pontuações mais altas no PACER, executando mais voltas em um ritmo mais rápido, exibindo níveis mais altos de autoestima, além de melhor condicionamento físico. Em outras descobertas, crianças com excesso de peso que participaram de exercícios aeróbicos vigorosos como correr experimentaram um aumento nos níveis de autoestima .

Aumenta sua criatividade

Curiosamente, a corrida aumentou a pontuação do pensamento criativo dos participantes de um estudo no British Journal of Sports Medicine . Aparentemente, essa descoberta se une a outras que evidenciam uma ligação entre execução e níveis mais altos de criatividade, como relatou um artigo de 2016 no Business Insider.

Ajuda o cérebro a se curar do abuso de substâncias

Isso é verdade mesmo quando a droga em questão é uma substância tão potente quanto a metanfetamina, de acordo com as descobertas de 2012 na revista Synapse . A metanfetamina diminui a produção de dopamina e serotonina no cérebro e queima seus receptores. A corrida, por outro lado, ajuda a re-normalizar a função desses dois neurotransmissores principais "sentir-se bem" e aumenta sua produção.

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