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L-Carnitina: entenda o que é e quais os seus benefícios

O papel principal dela é ajudar o corpo a transportar gordura para dentro das mitocôndrias.

23/09/2019 14h36 Atualizada há 9 meses
Por: Jean Hipólito Fonte: Max Titanium
L-Carnitina: entenda o que é e quais os seus benefícios

A carnitina é uma amina produzida pelo nosso próprio organismo (fígado, rins e cérebro) a partir de dois aminoácidos essenciais (que precisamos ingerir), lisina e metionina. Para ser sintetizada, a carnitina, há a necessidade de Vitamina C, Ferro, Vitamina B6 e B3. 

É possível também obter L-carnitina a partir do consumo de determinados alimentos, como a carne vermelha, o abacate e os grãos de soja. 

A principal função da carnitina é no maquinário de produção de energia pela célula, no qual age transferindo “gorduras” (ácidos graxos) para a mitocôndria (chamada de usina de força da célula) o que leva a sua “queima” e formação de energia. 

Dentro da suplementação esportiva, a carnitina é um dos suplementos mais discutidos e utilizados. 

Além de sua função principal de queimar gordura transformando-a em energia, o suplemento melhora a capacidade de realização de atividades físicas e reduz as dores pós-treino, isso ocorre porque diminui a produção de ácido lático. 

Para que serve L-Carnitina?

Sabemos que ela funciona como “queimador de gordura” e que muitos estudos já provaram sua eficácia. A pergunta que fica é como ela também pode melhorar sua performance atlética de maneira significativa? 

Um estudo recente fez com que um grupo de atletas tomasse L-Carnitina e carboidratos de alto índice glicêmico por um período de 24 semanas, enquanto outro grupo tomou somente carboidratos de alto índice glicêmico. 

Durante a prática de exercícios usando bicicletas, os pesquisadores descobriram que o grupo que tomou apenas L-Carnitina conseguiu pedalar 25km a mais do que o grupo que consumiu apenas carboidratos. 

Além do mais, este grupo, apesar de estar consumindo uma grande quantidade extra de carboidratos não ganhou gordura corporal alguma, enquanto o segundo grupo adicionou cerca de 3kg de gordura a sua composição corporal. 

O que a L-Carnitina faz

O papel principal dela é ajudar o corpo a transportar gordura para dentro das mitocôndrias. Quando elas chegam lá, o que é acontece é que são oxidadas e transformadas em energia. 

Claro que ela faz esse papel esteja você se exercitando ou não, mas a ideia é fazer uso da substância durante exercícios de alta intensidade. Sem o consumo adequado dessa substância, a maior parte da gordura não consegue entrar nas mitocôndrias e, consequentemente, não é usada como energia. 

Basicamente, a L-Carnitina garante que a gordura (além dos carboidratos) seja utilizada para gerar energia para o organismo. 

Além disso, como estimula uma linha secundária de produção de energia, a L-Carnitina acaba poupando as reservas de glicogênio muscular, o que se traduz em maior resistência muscular durante os treinos de força. 

A L-Carnitina também serve para elevar a produção de óxido nítrico (NO2), composto que causa aumento do fluxo sanguíneo através da vasodilatação. E como o sangue é o meio de transporte dos nutrientes, um aumento do fluxo sanguíneo significa um envio de mais oxigênio e outros nutrientes para as células musculares poderem se regenerar após o exercício. 

Resumindo: a L-Carnitina auxilia a queima de gordura, aumentar a resistência muscular (reduzindo a fadiga) e acelerar a recuperação das fibras musculares após os treinos. 

Exercício e recuperação

L-Carnitina também facilita o processo de recuperação em resposta à atividade física, pois ajuda a proteger as células e reduzem os danos nos tecidos e a dor muscular, facilitando a recuperação de forma geral. 

Ela ainda possui ação antioxidante, auxiliando na diminuição na produção de radicais livres. Ou seja, menos danos nos tecidos e redução da dor muscular após o exercício. 

Também promove a queima de gordura, reduz a degradação de aminoácidos e promove a síntese proteica e a formação de massa magra. 

Como tomar?

A L-carnitina pode ser comprado em cápsulas, pó ou líquido, sendo que a líquida permite uma maior e mais rápida absorção. Geralmente, seu uso é feito com 2 cápsulas, ou 1 ampola, ou 1 colher de sopa de L-Carnitina, 1 hora antes de realizar atividade física, sempre com orientação do nutricionista. 

Onde comprar?

A L-Carnitina pode ser comprada em farmácias, lojas de suplementos e produtos naturais ou por um de nossos parceiros no site da Max Titanium. 

Benefícios

O uso da L-Carnitina tem muitos benefícios, que incluem: 

Ação antioxidante, pela eliminação de radicais livres e melhora as defesas do corpo;

Melhora o rendimento e performance durante a realização do exercício;

Facilita a queima de gordura;

Melhora o fluxo sanguíneo;

Estímulo às capacidades cognitivas, como memória, aprendizado e atenção.

Desta forma, o suplemento L-carnitina costuma ser utilizado por atletas que buscam melhora na performance e definição física ou pessoas que buscam perder peso.

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