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Nutricionista dá dicas de alimentação saudável para os dias frios

Suflês, refogados, sementes de oleaginosas e frutas da época estão entre as opções

27/06/2019 11h43Atualizado há 9 meses
Por: Jean Hipólito
Fonte: Sato
Tomates, cenouras e beterrabas são ótimos ingredientes para sopas.
Tomates, cenouras e beterrabas são ótimos ingredientes para sopas.

O inverno já começou e, apesar da estação não ser muito rigorosa no Mato Grosso do Sul, existem alguns cuidados a serem tomados. Um deles em relação à água. Nessa época, o ar costuma ficar mais seco na região, e devido à temperatura mais amena, as pessoas muitas vezes esquecem de se hidratar. Outro cuidado que exige atenção é que no frio é comum que as pessoas sintam mais fome e vontade de comer alimentos calóricos, e muitas vezes acabam extrapolando. 

Quando chega o frio, o organismo precisa produzir mais energia para manter a temperatura corporal adequada, em torno de 36,5º. É o que explica a nutricionista do Fort Atacadista, Gláucia Stasiak. Ela complementa que, apesar disso fazer o metabolismo aumentar, a elevação do gasto calórico é pequena, não gerando uma perda corporal. 

Uma das saídas é apostar em alimentos que proporcionem maior saciedade e que contenham fibras. "As saladas, por exemplo, não são tão bem-vindas na época de frio. Uma recomendação é substituí-las por suflês, tortas ou os vegetais, que podem ser usados em preparações quentes, grelhados ou refogados. As pessoas podem consumir também as sementes de oleaginosas, como castanha, nozes, avelã e frutas secas, e ainda optar pelo abacate, que é uma fruta da época", destaca a nutricionista . 

Gláucia reforça que as frutas são importantes em qualquer estação do ano, mas destaca a maçã gala, a tangerina, carambola, figo, caqui, banana prata, o próprio abacate como exemplos de fruta que estão em alta neste período, e por consequência, economicamente mais viáveis ao consumidor. 

Quem não dispensa uma sopa para dar aquela esquentada, deve dar preferência a sopas não calóricas no período da noite, mas que contenham carboidrato, proteína, e verduras. A nutricionista lembra ainda que sopas são sempre uma ótima escolha, pois fornecem vitaminas e minerais fundamentais para o funcionamento do metabolismo. Outro alimento bastante comum para a época é o achocolatado, que pode ser preparado com leite desnatado, mais leve em relação ao integral. 

Vinhos também costumam agradar. Gláucia recomenda dar preferência aos tintos, que possuem menos calorias e costumam ser mais saudáveis. "Se a pessoa é fã dessa bebida, deve ir intercalando as taças de vinho com copos de água. E por ser uma bebida alcoólica, deve ter cuidado com a frequência e a quantidade também", aconselha. "Se a combinação for com queijos, a dica é dar preferência sempre aos queijos brancos, já que os mais amarelados possuem um teor maior de gordura". 

E para quem vai seguir o ritmo dos "arraiás" até o final de julho, o importante é fazer boas escolhas, não exagerando nas quantidades, se mantendo hidratado e evitando alimentos gordurosos, assim como o excesso de bebidas alcoólicas. A dica nesse caso é não ir para a festa com muita fome, pois alguns dos alimentos típicos da data são muito calóricos. "Mas caso exagere durante a festa, basta voltar à dieta saudável na refeição do dia seguinte", recomenda a nutricionista. 

Das frutas e verduras aos vinhos e queijos, incluindo os petiscos das festas juninas, todos esses alimentos podem ser encontrados nas sete unidades do Fort Atacadista na Capital, com qualidade e economia. Em Campo Grande, as lojas ficam localizadas nos seguintes endereços: 

Loja 89 - Parati

Rua da Divisão, 1208 

Loja 78 - Tiradentes

R. Antônio Bicudo, 112 - Jardim São Lourenço. 

Loja 170 - Coronel Antonino

R. São Borja, 586 - Vila Rica 

Loja 77 - Shopping Norte Sul Plaza

Av. Pres. Ernesto Geisel, 2300 

Loja 76 - Getúlio Vargas

Av. Pres. Vargas, 1336 - Papa João Paulo II 

Loja 180 - Guanandi

Av. Pres. Ernesto Geisel, 501 - Jardim Jacy 

Loja 100 - Moreninhas

Av. Gury Marques, 4855