DIETA 15
CANAL SUPINANDO
OVOS DE PASCOA
Vitalidade

Como o exercício afeta sua autoestima?

Os benefícios psicológicos da atividade física duraram mais tempo após exercícios moderados do que após exercícios de alta intensidade

31/05/2019 10h14Atualizado há 10 meses
Por: Jean Hipólito

Provavelmente, é seguro supor que sentar-se em frente a uma tela o dia todo no trabalho e em frente à TV a noite toda não contribui muito para sua saúde física ou autoimagem. Um estilo de vida sedentário, o padrão para muitos funcionários de escritório, estudantes e aposentados, faz pouco para aumentar seu nível de condicionamento físico, sua energia, sua autoconfiança ou sua sensação geral de bem-estar. Mas boa aparência, sentindo-se forte e ter uma atitude positiva, atributos de autoestima, são alguns dos benefícios de um sistema de exercício regular.

Sentindo-se bem 

O exercício físico regular fortalece o coração e os ossos, reduz o risco de doenças crônicas juntamente com a pressão arterial, mantém o peso sob controle e reduz os sentimentos de ansiedade e depressão. Enquanto você está aumentando seus níveis de energia, capacidade de oxigênio, tônus ​​muscular e condicionamento físico geral, um benefício colateral é o aumento da auto-estima. Apenas o sucesso de criar um plano de exercícios e aderir a ele permite que você desfrute de uma sensação de realização. 

Iniciar um movimento é bom para o seu corpo e mente. Comece a exercitar-se por 20 a 30 minutos todos os dias, escolhendo uma atividade que você goste, então você vai ficar com ela, variando o que você faz para afastar o tédio e misturando aulas, esportes e exercícios com amigos e exercícios individuais para manter coisas interessantes, mantenha quilos e mantenha sua confiança alta. 

Melhor corpo 

A sociedade é obcecada pela imagem corporal e, para muitas pessoas, sua aparência tem um impacto direto na autoestima. A sua imagem corporal pessoal - peso tonificado e equilibrado, proporções agradáveis, postura, vitalidade e outros fatores - é tão importante quanto a sua força, competência em esportes e outras medidas de condicionamento físico. O exercício regular, com ênfase no exercício aeróbico, pode ter um efeito positivo na auto-estima - especialmente para aqueles que sofrem de baixa auto-estima - à medida que a boa forma e a aparência melhoram. 

Não há nenhuma fórmula comprovada de quanto ou com que frequência se exercitar para afetar a autoestima. Faça de 20 a 60 minutos de atividade dinâmica que desafia os principais grupos musculares, 3 a 5 dias por semana ; 8 a 10 exercícios de resistência para fortalecimento de força praticados 2 a 3 vezes por semana; e uma sessão de alongamento para flexibilidade, pelo menos duas vezes por semana, mas idealmente diariamente. 

Mais não é sempre melhor 

Trinta minutos de exercício aeróbico moderado são suficientes para liberar as beta-endorfinas que aumentam as sensações de bem-estar e os níveis mais baixos de cortisol, o hormônio associado ao estresse e à ansiedade. Em estudos avaliados por cientistas da Nova Southeastern University e publicados no "The Internet Journal of Allied Health Sciences and Practices", os pesquisadores concluíram que o exercício aeróbico de baixa a moderada intensidade produziu resultados positivos na melhora do humor e funcionamento psicológico. O exercício de alta intensidade não diminuiu o estresse e a ansiedade e, no contexto de desafio e competição, pareceu aumentar a ansiedade em alguns casos. 

Os benefícios psicológicos da atividade física duraram mais tempo após exercícios moderados do que após exercícios de alta intensidade. Contudo, A pesquisa sobre os efeitos do humor de exercícios de alta intensidade é menos prevalente do que outras pesquisas. Para um exercitador experiente em uma situação não competitiva, pode-se deixar aberta a possibilidade de que os intervalos de masterização de exercícios de alta intensidade possam aumentar o senso de realização. 

Om e Zen 

Yoga, meditação e tai chi diminuem a tensão, ansiedade, depressão e raiva e melhoram o funcionamento psicológico. Uma prática de yoga, de acordo com o "Yoga Journal", diminui os níveis de cortisol e adrenalina e ajuda a regular o açúcar no sangue, a pressão sanguínea, a resistência à insulina e o "comportamento de procura de alimentos" inspirado pelo estresse que leva ao ganho de peso e à gordura abdominal. 

A meditação estimula o córtex pré-frontal que controla os níveis de felicidade e a função imunológica saudável. Sente-se em uma almofada e concentre-se em sua respiração, estique-se em um encosto, até relaxe, e se acalme, liberte a tensão e melhore a coordenação, reações rápidas, QI e memória. Você também dormirá melhor e regulará suas emoções, levando a interações sociais mais eficazes e uma auto-imagem positiva.

Força, Foco & Fé!!! 

Siga a Coluna Supinando nas Redes: @colunasupinando