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Satisfação

Exercícios e os hormônios da felicidade

Quanto mais você treinar, mais dopamina será liberada

11/05/2019 16h26Atualizado há 10 meses
Por: Jean Hipólito

Muitos de vocês provavelmente já perceberam isso. Pode ser a sensação de pura satisfação após um treino completo ou a antecipação alegre do próximo - ou apenas a confiança crescente em suas próprias capacidades. Responsável por isso são os processos bioquímicos e a liberação dos chamados hormônios da felicidade. Os mais populares são endorfinas, dopamina e serotonina.

Dopamina! 

Vinte minutos de corrida leve são suficientes para aumentar significativamente o nível de dopamina. Em esportes de alta intensidade seu cérebro começa a liberar dopamina logo após alguns minutos. Esta versão torna você mais alerta, mais focado e melhora sua concentração. E para completar, isso torna o treinamento mais divertido! 

Quando você procura atingir esse estado de alegria novamente o mais rápido possível, às vezes você mal pode esperar pela sua próxima sessão de treinamento. Quanto mais você treinar, mais dopamina será liberada. A dopamina é a principal razão pela qual você se sente bem durante o exercício. Por que você é capaz de terminar seu treino mesmo que seu corpo e sua mente ambos queiram desistir. 

Após o treinamento, o nível de dopamina diminui enquanto o nível de serotonina aumenta. A serotonina é um antagonista hormonal da dopamina e tem muitas funções: Entre outras coisas, está envolvida na regulação do ciclo de sono-vigília e temperatura corporal; controla o apetite e diminui a sensibilidade à dor. É principalmente conhecido como um hormônio do bem-estar, porque sua liberação leva a uma sensação de satisfação interior. 

Felicidade a longo prazo 

O efeito desses hormônios fazendo feliz não é restrito apenas ao tempo imediato durante o treinamento. No curso do esforço físico real, o cérebro libera dopamina e serotonina apenas dentro de certas regiões. Mas se você se exercita regularmente, a concentração de hormônio cresce continuamente em muitas áreas do cérebro. Uma melhoria sustentável da concentração e um aumento de felicidade e satisfação são então efeitos colaterais agradáveis. 

Com cada pequeno senso de realização após um treino, sua autoconfiança aumenta passo a passo - e isso, por sua vez, leva você a um desempenho superior. Assim, você não apenas ficará mais apto e mais atlético, mas também mais otimista, confiante, satisfeito, poderoso - e mais feliz!

Quando uma sinergia perfeita de dopamina, endorfinas, pressão arterial e respiração é alcançada, você pode entrar no chamado "fluxo". Este é um sentimento de poder eterno - você não sente nada além de alegria. 

Força, Foco & Fé!!! 

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