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Benefícios da atividade física regular

Exercício pode ajudar a prevenir o ganho de peso em excesso ou ajudar a manter a perda de peso

07/05/2019 09h13Atualizado há 11 meses
Por: Jean Hipólito

Quer se sentir melhor, ter mais energia e até mesmo acrescentar anos à sua vida? Apenas exercite-se. Os benefícios de saúde do exercício regular e da atividade física são difíceis de ignorar. Todos se beneficiam do exercício, independentemente da idade, sexo ou habilidade física. Precisa de mais convincente para se mexer?  

Exercício pode ajudar a prevenir o ganho de peso em excesso ou ajudar a manter a perda de peso. Quando você pratica atividade física, você queima calorias. Quanto mais intensa a atividade, mais calorias você queima.  

Idas regulares para a academia são ótimas, mas não se preocupe se você não consegue encontrar um grande pedaço de tempo para exercer todos os dias. Para colher os benefícios do exercício, fique mais ativo durante todo o dia - suba as escadas em vez do elevador ou aprimore suas tarefas domésticas. Consistência é fundamental. 

Preocupado com doença cardíaca? Na esperança de prevenir a pressão alta? Não importa qual seu peso atual, ser ativo aumenta a lipoproteína de alta densidade (HDL), ou o colesterol "bom", e diminui os triglicérides não saudáveis. Este one-two punch mantém seu sangue fluindo suavemente, o que diminui o risco de doenças cardiovasculares. 

O exercício regular ajuda a prevenir ou gerenciar uma ampla gama de problemas e preocupações de saúde, incluindo acidente vascular cerebral, síndrome metabólica, diabetes tipo 2, depressão, vários tipos de câncer, artrite e quedas. 

Precisa de um impulso emocional? Ou precisa de um pouco de vapor depois de um dia estressante? Uma sessão de ginásio ou uma caminhada rápida de 30 minutos podem ajudar. A atividade física estimula vários produtos químicos do cérebro que podem deixá-lo mais feliz e relaxado. 

Você também pode se sentir melhor sobre sua aparência e sobre si mesmo quando se exercita regularmente, o que pode aumentar sua confiança e melhorar sua autoestima. 

Enrolado por compras de supermercado ou tarefas domésticas? A atividade física regular pode melhorar sua força muscular e aumentar sua resistência. 

Exercício fornece oxigênio e nutrientes para os tecidos e ajuda o sistema cardiovascular a trabalhar com mais eficiência. E quando a saúde do seu coração e pulmão melhoram, você tem mais energia para lidar com as tarefas diárias. 

Lutando para adiar? A atividade física regular pode ajudá-lo a adormecer mais rapidamente e aprofundar seu sono. Apenas não se exercite muito perto da hora de dormir, ou você pode estar muito energizado para acertar o feno. 

Você se sente muito cansado ou fora de forma para desfrutar da intimidade física? A atividade física regular pode melhorar os níveis de energia e a aparência física, o que pode impulsionar sua vida sexual. 

Mas há ainda mais do que isso. Atividade física regular pode aumentar a excitação para as mulheres. E os homens que se exercitam regularmente têm menor probabilidade de ter problemas de disfunção erétil do que os homens que não se exercitam. 

Exercício e atividade física podem ser agradáveis. Dá-lhe a oportunidade de descontrair, desfrutar do ar livre ou simplesmente envolver-se em atividades que o fazem feliz. A atividade física também pode ajudá-lo a se conectar com a família ou amigos em um ambiente social divertido. 

Então, faça uma aula de dança, vá para as trilhas ou participe de um time de futebol. Encontre uma atividade física que você goste e apenas faça. Entediado? Tente algo novo ou faça algo com amigos.

Exercício e atividade física são uma ótima maneira de se sentir melhor, melhorar sua saúde e se divertir. Apontar para pelo menos 150 minutos por semana de exercício de intensidade moderada, ou 75 minutos por semana de exercício vigoroso. 

Tente se envolver em uma combinação de exercícios aeróbicos vigorosos e moderados, como correr, caminhar ou nadar. Espremer em treinamento de força pelo menos duas vezes por semana, levantando pesos livres, usando máquinas de peso ou fazendo exercícios de peso corporal. 

Expanda suas atividades durante a semana. Se você quiser perder peso ou atingir metas específicas de condicionamento físico, talvez seja necessário aumentar seus esforços de exercício. 

Lembre-se de consultar o seu médico antes de iniciar um novo programa de exercícios, especialmente se você não se exercitou por um longo tempo, tem problemas crônicos de saúde, como doenças cardíacas, diabetes ou artrite, ou se tem alguma preocupação.

Força, Foco & Fé!!!

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