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Atividades físicas e automotivação

Se organize para ter um vida mais saudável

16/04/2020 12h07 Atualizada há 3 meses
Por: Jean Hipólito
Atividades físicas e automotivação

“Eu não tenho tempo para aulas de ginástica!” “Eu não posso fazer isso! É muito difícil! "Eu não tenho o equipamento certo!" Soa familiar? Estamos todos conscientes dos benefícios do exercício físico regular em nossa saúde física e mental. Então, por que é tão difícil organizar nossas vidas para incluir atividade física regular? E uma vez que fizemos o esforço para iniciar uma rotina de exercícios, por que é tão difícil continuar assim? Parece haver uma desconexão entre saber que o exercício é bom para nós e realmente fazer o exercício. Motivação é a chave. Aqui estão algumas dicas.

Benefícios físicos e psicológicos

Mais e mais estudos mostram que o exercício físico pode, em alguns casos, substituir medicamentos ou, pelo menos, reduzir as dosagens. Com relação à depressão leve, por exemplo, o exercício é quase tão eficiente quanto os antidepressivos em termos de efeitos.

A atividade física regular melhora o humor, ajuda a adormecer, reduz o estresse e a ansiedade e previne a depressão ou ajuda a tratá-la.

No entanto, o exercício sozinho não fornece todos os benefícios; as condições que o cercam também são importantes. Por exemplo, se você andar depressa porque tem medo de se atrasar para uma reunião importante, é provável que seu nível de estresse aumente. No entanto, se você optar por andar rapidamente como uma forma de exercício, a atividade reduzirá seu nível de estresse. No final, quanto menos estressado estiver, melhor se sentirá sobre as coisas em geral e sobre si mesmo em particular. Você sabe o que eles dizem: mente saudável, corpo saudável.

A decisão de se envolver em uma atividade física é muitas vezes motivada por fatores externos, não internos: por resultados imediatos, ou por causa de tendências de moda percebidas, ou por agradar outras pessoas. O melhor exemplo disso é como depois das férias, estamos prontos para treinar cinco vezes por semana para perder alguns quilos. E mesmo que esse tipo de motivação externa seja valiosa, isso não nos manterá no ginásio, a menos que evitemos algumas armadilhas.

Primeiro, comece com o objetivo de fazer a atividade regularmente em vez de intensivamente. Ao trabalhar para desenvolver um novo hábito de longo prazo, é melhor começar devagar para se divertir. Se você fizer muito a primeira vez, você acabará com dores musculares que podem levá-lo a abandonar completamente o projeto.

A ideia é aproveitar as atividades escolhidas da mesma maneira que você gosta de ir ao cinema.

Então, quando se trata de se exercitar, vale tudo: uma assinatura de academia, atividades ao r livre, exercícios em frente à TV, como bicicleta estacionária, caminhada para o trabalho, etc. Na maioria das vezes, as pessoas perdem o interesse ou não ficam exercício porque eles não encontraram o exercício certo para eles! Faça o que fizer, não desista - continue tentando até encontrar a atividade que realmente lhe interessa. Você verá que quanto mais vezes você faz a atividade, mais a motivação é impulsionada por fatores internos. Em outras palavras, a motivação vem de você e do prazer que você recebe ao fazer a atividade.

Não desista!

Mude a sua maneira de pensar sobre o exercício: em vez de dizer "eu deveria exercitar", coloque desta forma: "Eu estou saindo para uma caminhada hoje para obter um pouco de ar fresco."

Dê a si mesmo a chance de ter sucesso definindo metas realistas. Definir a barra muito alta pode ser desanimador se você não conseguir alcançá-la. Concentre-se na atividade física e não no desempenho ou nos resultados finais.

Defina objetivos de curto, médio e longo prazo e observe seu progresso geral. Sucessos pequenos e grandes são grandes motivadores. Além disso, você poderá ver o progresso que está fazendo.

Qualquer atividade que você escolher, faça isso com um amigo. Ou planeje encontros que envolvam atividade física.

Varie suas atividades físicas de tempos em tempos - isso irá mantê-lo interessado e ajudá-lo a permanecer durante o ano todo.

Escolha atividades práticas que se adequem ao seu estilo de vida e que sejam convenientes para casa ou trabalho; Dessa forma, não há nenhum esforço envolvido em chegar ao ginásio ou piscina.

Se em uma semana específica seu horário está muito ocupado para incluir sua atividade física habitual, por que não distribuir a rotina de exercícios por alguns dias por períodos mais curtos? Seja criativo; sempre há uma resposta!

Não seja muito duro consigo mesmo ... afinal, você não seria duro com um amigo. Seja um incentivador - aplauda seus esforços, perdoe seus erros, dê tapinhas nas costas de vez em quando e recompense-se quando alcançar seus objetivos.

E não critique a si mesmo se você não realizou todos os seus objetivos, ou se você fizer uma pausa por um tempo. Lembre-se de que amanhã é outro dia e que você começará sua nova rotina novamente.

Buscando evolução, superando sempre!!!

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